Cidadeverde.com

Defesa Civil fará blitz para alertar população sobre riscos das altas temperaturas do B-R-O BRÓ

Imprimir

Com a chegada do B-R-Ó-BRÓ, a Defesa Civil do Piauí fará diversas blitz em alguns municípios do estado. Segundo o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção do órgão, a iniciativa visa alertar a população sobre os riscos que a exposição ao sol neste período do ano pode provocar à saúde. 

"É aquela blitz de sensibilização do risco. Temos que compreender que quando uma autoridade meteorológica coloca que há um risco amarelo, laranja ou vermelho, é para mudarmos nossos hábitos e atitudes diante da condição de risco, seja ela de baixa umidade, temperatura elevada ou outros riscos a fins", disse o gestor. 

A previsão é que a implantação da iniciativa comece por Teresina e depois seja replicada em cidades do interior. A ideia é que essas ações funcionem como uma ferramenta pedagógica sobre os perigos que as altas temperaturas podem significar para a saúde da população. 

"Vamos distribuir um prospecto ilustrativo em relação aos riscos e cuidados, porque uma das filosofias de trabalho da defesa civil é o auto proteção e o protocolo da vida, então isso no sentido de sensibilizar principalmente aquelas profissões que estão mais expostas ao gradiente de radiação”, destacou Werton Costa.

O climatologista explica que apesar deste já ser conhecido pelas altas temperaturas, alta luminosidade e umidade relativa do ar muito baixa, o B-R-Ó-BRÓ deve ser intensificado por conta da influência de eventos climáticos. 

“Estamos sob o espectro do El Ninõ, esse fenômeno que desvia umidade, corrente de ar e favorece a majoração das variáveis de temperatura e baixa umidade, de tal forma que podemos esperar temperaturas bem acima da média, com alta probabilidade de alertas ou avisos meteorológicos de condição de severidade", concluiu o diretor da Defesa Civil. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais