Cidadeverde.com

Piauí já registrou 36 mortes por afogamento este ano; número já é maior que 2022

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O Piauí já registrou 36 mortes por afogamento este ano. O número já supera os 33 casos registrados em todo o ano de 2022. Para o Corpo de Bombeiros do Piauí, o número alto de afogamentos acontece por uma série de fatores que estão ligados ao bom período chuvoso registrado pelo estado neste ano.

Segundo o tenente-coronel Egídio Leite, relações-públicas do Corpo de Bombeiros do Piauí, 2023 é um ano atípico.

"Tivemos muitos afogamentos no primeiro semestre, o que não é comum. Pela nossa experiência, o número desse tipo de ocorrência cresce à medida que o calor vai ficando mais intenso no B-R-O-Bró", explicou.

Veja também:

Outro ponto que também chamou atenção da Corporação foi o número de afogamentos registrados em piscinas.

"Aqui em Teresina tivemos um caso em uma residência e outro num clube. Em ambos os casos as vítimas foram crianças", relembrou o oficial.

O oficial reforçou ainda que em se tratando de crianças a utilização de piscinas deve ser, sempre, supervisionada pelos adultos.

"As crianças não podem ficar sozinhas em nenhum momento dentro da piscina. Elas costumam testar seus limites e não tem o devido discernimento para entender quando estão em perigo", explicou Egídio Leite.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Para o bombeiro, que faz de 2023 um ano atípico, foi o sangramento de açudes, resultado da boa quantidade de chuvas que caiu no Piauí. "Isso não acontece todos os anos, mas quando acontece costuma atrair muitas pessoas, fazendo com que os casos de afogamento, também, cresçam no primeiro semestre do ano, quando por regra são mais raros", disse o tenente-coronel.

Calor e consumo de bebida alcoólica

Segundo o tenente-coronel Egídio Leite, os casos registrados no segundo semestre, no período mais quente do ano, geralmente envolvem a ingestão de álcool.

"O álcool compromete o bom senso da pessoa. Ela acredita ser mais forte e ágil, quando está com todos os seus sentidos limitados pela ação da substância", disse o oficial.

Afogamentos no Rio Parnaíba este final de semana

No domingo (03), o corpo de um homem foi avistado por populares boiando no Rio Parnaíba, na cidade de Nazária, nas proximidades do pontão da Indústria Comvap. O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta de 10h, para remover o corpo até às margens do rio, para que o Instituto Médico Local (IML) pudesse remover o corpo. A vítima é do sexo masculino e não teve sua identidade revelada.

O outro afogamento aconteceu na zona Norte de Teresina, o corpo também foi visto por pescadores que acionaram o Corpo de Bombeiro e o IML.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais