Cidadeverde.com

Dr. Pessoa defende necessidade de suplementação de R$ 200 milhões para FMS

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, prestigiou o desfile de "7 de setembro" realizado na Avenida Marechal Castelo Branco. Ao final do desfile, o prefeito falou com a imprensa sobre o pedido de suplementação orçamentária, de R$ 200 milhões, para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

"Tudo caiu! Caiu o fundo de participação, o repasse do ICMS, essas coisas todas caíram. E não foi só em Teresina, não, foi em todo Brasil. Vimos os prefeitos aqui do Piauí e do Brasil clamando por um olhar mais forte para os municípios do Brasil e, consequentemente, do estado do Piauí", disse o prefeito.

A mensagem com o pedido foi enviado à Câmara dos Vereadores para votação, no entanto, a matéria foi devolvida para o Palácio da Cidade para modificações. Na Câmara, a expectativa é que o pedido volte a ser discutido nas próximas semanas.

Situação da Saúde 

Nos últimos meses, a Fundação Municipal de Saúde deu sinais da escassez de recursos na pasta.

No início do mês de agosto, a 29ª Promotoria de Justiça de Teresina do Ministério Público do Piauí (MP-PI) realizou audiência pública para discutir a falta de materiais e insumos na atenção básica da capital, entre outros problemas.

Na última semana de agosto, o juiz Lirton Nogueira Santos, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, concedeu liminar determinando que a empresa White Martins mantenha o abastecimento de gases dos hospitais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Teresina. A empresa havia notificado a Prefeitura de Teresina para cobrar o pagamento de repasses em atraso.

Desde o começo do ano, os profissionais de saúde, que atuam junto a Fundação Municipal de Saúde, denunciam a falta de insumos básicos nas unidades de de atendimento. Em fevereiro, os profissionais de Enfermagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) denunciaram que um leito de UTI havia sido fechado, no hospital, por falta de insumos. Na mesma manifestação, os profissionais informaram a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os servidores que atuam no hospital.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais