Cidadeverde.com

Incêndio florestal que dura mais de sete dias mata animais em São João da Fronteira

Imprimir

Fotos: Reprodução

Um incêndio florestal que já dura mais de sete dias no município de São João da Fronteira (a 226 km de Teresina), vem causando destruição e matando animais silvestres na região.

“A situação aqui nós não temos como conter todos os focos porque é de difícil acesso, é um povoado de comunidades que o pessoal é assistido por aqui, mas é de uma área de litígio com o Ceará”, explicou o vice-prefeito do município, Agostinho Ferreira.

Agostinho Ferreira destacou ainda que brigadistas da prefeitura e de municípios do Ceará estão ajudando a combater as chamas, mas que a situação segue crítica. Outros 11 brigadistas do município de Domingos Mourão também devem chegar ao local para ajudar nos trabalhos.

“Um fogo de grande proporção que não tem como a gente conter só, embora a gente tenha somado esforços, buscado informar os órgãos competentes. O Ceará tá mandado as brigadas deles e a gente é grato por isso, a comunidade toda está envolvida. É prejuízo na fauna e flora e nos animais, como bode, gado e porco que se alimentavam nessa região”, acrescentou.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) de Quixeramobim, no estado do Ceará, informou que 14 brigadistas estão atuando em quatro frentes para eliminar os focos de incêndio.

“Estamos atuando no combate a incêndio florestal aqui no município de São João da Fronteira, chegamos no dia 09 por volta das 17h e encontramos o local com quatro incêndios fora de controle, conseguimos controlar um dos focos de incêndio a noite e agora estamos atuando nas quatro frentes que tem ativas, uma das frentes já está em fase de extinção e as demais nós estamos em combate, estamos em 14 pessoas somados aqui do estado do Ceará”, explicou José Savio Lima 

O Batalhão de Operações Áreas da Polícia Militar do Piauí (BOPAer) informou que possui uma aeronave à disposição para ajudar no combate ao incêndio, mas que até o momento ainda não há necessidade de usar.

“Nós avaliamos que no momento não há necessidade da aeronave aqui. Após uma reunião que tivemos com o pessoal do Prevfogo, no momento a situação está controlada e não há necessidade da aeronave. O governador do estado, comandante da Polícia Militar, comandante do Corpo de Bombeiros, disponibilizaram e caso haja necessidade, ela estará de pronto emprego imediato para vir para São João da Fronteira combater os incêndios havendo a necessidade do risco imediato”, informou o capitão William.

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais