Cidadeverde.com

Vídeo flagra irmãos que usavam bloqueador de alarme para furtos em carros

Imprimir

Por Graciane Araújo

Câmeras de segurança flagraram uma das ações criminosas atribuídas aos irmãos José Luan Vasconcelos Cerqueira e José Lucas Vasconcelos Cerqueira, no bairro Jóquei, na zona Leste de Teresina. Os dois usavam um dispositivo eletrônico, conhecido popularmente como Chapolin, para impedir o travamento das portas e o acionamento do alarme dos carros, e assim praticar furtos em veículos. 

No vídeo é possível perceber que um dos suspeitos desce do carro e entra em outro veículo. Após alguns segundos, ele sai com uma mochila, uma ação é rápida e discreta sem vidro quebrado, nem alarme disparado. Na bolsa havia um notebook avaliado em R$ 8 mil. 

"O indivíduo esperou uns dois minutos, após eu sair e está tudo tranquilo, para poder entrar no veículo e pegar o bem", disse o engenheiro, dono do notebook. 

A investigação da Polícia Civil do Piauí apontou que os irmãos tinham preferência por ambientes movimentados e com rotatividade como estacionamentos, restaurantes, centros médicos e supermercados. Eles acionavam o dispositivo bloqueador de dentro do carro e aguardavam a hora de agir. A vítima, normalmente, era alguém que se afastava do veículo sem conferir se as portas estavam trancadas. 

"Desses 90 dias temos em média 40 boletins de ocorrência. Essa quadrilha é bastante grande, são pessoas que já estiveram presas várias vezes. Tem uns dois ou três que já respondem a mais de oito processos  junto ao 12º DP e estão em liberdade", explica o delegado Ademar Canabrava, titular do 12º Distrito Policial. 

Os dois foram presos no estacionamento de um supermercado, nesta segunda-feira (11). Um computador e outros dispositivos eletrônicos furtados por Lucas e Luan estavam com um receptador no Centro de Teresina. 

"Eles deixavam na região da Praça da Bandeira para verificar se não existia nenhum monitoramento nesses aparelhos eletrônicos. Nós conseguimos identificar um outro indivíduo, que fazia a receptação desses objetos subtraídos por eles", explica Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). 

IRMÃOS FAZEM PARTE DE UM GRUPO

Com a prisão dos irmãos, a Polícia Civil avança na investigação para prender os demais suspeitos de integrar a organização criminosa. O carro usado em parte dos crimes foi apreendido e está licenciado em nome de um policial militar, mas teria outro dono.

Lucas e Luan já respondem por roubo, furto e receptação. No ano passado, os dois foram presos praticando crimes na cidade de Altos, no interior do Piauí, usando distintivo e uniforme se passando por policiais civis.

"Nós já identificamos aqui um grupo muito maior, a placa do carro que eles estão usando. Já estamos monitorando há dias e agora vamos representar pelas prisões preventivas de todos eles", afirma Canabrava.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais