Cidadeverde.com

Missa de Exaltação da Cruz será realizada nesta quinta

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Pelo segundo ano consecutivo, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizará a Missa da Santa Cruz. A celebração eucarística acontecerá no Cruzeiro, monumento que fica localizado entre as ruas do Rua Cruzeiro e Coelho Rodrigues, no centro de Picos.

A Missa da Santa Cruz é uma tradição centenária no município picoense que foi retomada a dois anos. 

O pároco, Pe. Pio Feitosa, convida as famílias para participar do momento de evangelização. 

"Essa tradição ocorre hoje, 14 de setembro, data em que a Igreja celebra a Exaltação da Cruz. Não é para comemorar a dor, mas o amor de Deus por nós, um amor que foi capaz de morrer na cruz por nós. Convidamos os fiéis da nossa cidade, da nossa paróquia, para participarmos às 19h da Festa da Exaltação da Santa Cruz. Venha com a sua família celebrar este dia", disse o pároco.

Histórico do Cruzeiro

A história do Cruzeiro começa em 1913, ano em que eram realizadas Santas Missões no município de Picos. O momento contou com a participação de freis e padres vindos de fora.

Após o assassinato de um homem no trecho que chocou a comunidade, o Bispo do Piauí, Dom Otaviano, ordenou que fosse cravado neste local um Cruzeiro, simbolizando a realização da Expedição Missionária, mas também a recordação daquele fatídico dia da morte brutal do indivíduo.

A primeira cruz colocada era simples e de madeira. Em decorrência das situações de queima, derrubada do cruzeiro, inundação em 1960, um morador identificado por José de Sousa Moura procurou o vigário Pe. Madeira a fim de solicitar ajuda da Igreja na edificação de um Cruzeiro de concreto e apoiado numa base reforçada.

Sem ajuda da igreja que alegou não ter recursos, José de Sousa Moura e alguns vizinhos Quincas Bezerra, Abraão da Luz, Pedro Claro, Zuzinha, Antônio da Luz, Pedro de Zeca, Zé Dimar estiveram envolvidos na construção do Cruzeiro.

História relatada por Maria Acelina Marques

Paula Monize
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais