Cidadeverde.com

Investigação aponta para legítima defesa de idosa de 81 anos que matou arrombador

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O delegado Jorge Terceiro, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que já colheu o depoimento da idosa Domingas Rosa de Araújo Mineiro, de 81 anos, suspeita de matar David da Costa Sousa, de 32 anos, após ele invadir seu estabelecimento comercial no dia 4 de setembro deste ano, no bairro Tabuleta, na zona Sul de Teresina. Até o momento, a investigação aponta que foi realmente a idosa que fez os disparos e que foi em legítima defesa.

Em depoimento, a idosa relatou que estava dormindo quando acordou com um barulho do suspeito arrombando seu estabelecimento comercial, que fica na parte inferior de sua residência.

“Segundo o que temos até o momento, o indivíduo teria chegado lá, tentando arrombar o ponto comercial onde ela reside. Ela mora na parte superior do imóvel, e na parte inferior tem um pequeno estabelecimento comercial dela. Ela ouviu o indivíduo cortando os cadeados. Ela disse que chamou a atenção para ele não fazer isso, mas o indivíduo não parou a empreitada criminosa. Ela pegou a arma que ficava no guarda-roupa, desceu por uma escada interna e o encontrou dentro do estabelecimento, procurando talvez alguma quantia em dinheiro. Ela disse que pediu para ele manter distância, que ele segurava algo na mão, mas que não sabia se era uma faca. Ele tentou se aproximar e ela efetuou os disparos em direção ao indivíduo. Depois, ela saiu para a calçada, os vizinhos a acudiram e chamaram o filho dela, que chegou lá e chamou a polícia”, afirmou o delegado Jorge Terceiro.

O delegado destacou que, apesar de ter 81 anos, a idosa está bastante lúcida. “Ouvimos a idosa dois dias após o fato, que ocorreu na madrugada do dia 4, em uma segunda-feira. Ouvida aqui, ela se mostrou bem rígida, bem consciente, nos seus 81 anos de idade. O indivíduo que arrombou também tinha passagens por roubo no estado do Maranhão, além de outros delitos. Ouvimos ela, que se mostrou muito calma. O filho dela também foi ouvido. Ela reside sozinha, por opção dela, tem alguns vizinhos cujas oitivas estão marcadas para os próximos dias e, até o momento, a versão que chegou a nós está batendo com as oitivas”, declarou.

A arma que foi apreendida, a polícia constatou que no tambor havia três munições deflagradas e duas ainda intactas. David da Costa Sousa foi atingido com dois disparos. A arma passará ainda por uma perícia.

Jorge Terceiro disse que não vê necessidade em pedir a prisão e que, até o momento, a investigação aponta que foi realmente a idosa que fez os disparos e que foi legítima defesa.

“Pelos elementos que constam na investigação até o momento, eu não vejo a menor necessidade de pedir a prisão dessa pessoa. A investigação está transcorrendo normalmente e não há, ao meu ver, qualquer necessidade de prisão. Da parte dela, em se corroborando o que está se encaminhando nos autos, pode ficar clara a legítima defesa dela, por isso não vejo necessidade de qualquer tipo de prisão”, apontou.

Ele disse ainda que a idosa declarou que teria aprendido a usar armas assistindo filmes. "Ela informou que não usava arma de fogo, que tinha assistido muitos filmes, e só apontou [a arma] para o indivíduo e efetuou os disparos", destacou.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais