Cidadeverde.com

Eduardo Suplicy revela diagnóstico de Parkinson e uso de cannabis medicinal

Imprimir

 

 

O deputado estadual de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) revelou, nesta terça-feira (19), que foi diagnosticado com Parkinson leve no fim de 2022 e que, desde fevereiro deste ano, trata a doença com remédios convencionais e cannabis medicinal. 

A declaração foi dada em audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a regulamentação da produção e uso da cannabis medicinal para fins medicinais e terapêuticos.

"No final do ano passado fui diagnosticado com Parkinson leve. Tinha um pouco de tremor nas mãos, uma dor muscular na perna esquerda, e quero contar que, além da medicação convencional, eu estou me tratando agora com a cannabis medicinal desde fevereiro desse ano", afirmou Suplicy. 

O deputado, que tem 82 anos, afirmou estar se sentindo "muito bem". 

"Continuo muito ativo, faço minha ginástica três vezes por semana - das 7h15 às 8h15 - com a minha personal trainer", disse e completou: "Quero ressaltar a cannabis não é o que sara, mas traz uma melhor qualidade de vida para todos"

Regulamentação

Na audiência, Suplicy afirmou ter decidido compartilhar o seu diagnóstico para ampliar o debate sobre o uso da substância para diversas doenças e pressionar por mais rapidez na regulamentação do uso da cannabis medicinal no Brasil.

"O acesso à cannabis é um direito humano. É fundamental que rapidamente se aprove a lei e a regulamente como uma forma de combater a desigualdade, o encarceramento, e que se dê oportunidade ao empreendedorismo", afirmou.

Suplicy encerrou sua participação na audiência fazendo um apelo ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), para que dê continuidade na votação do relatório do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que deu parecer favorável ao PL 399/2015, que regulamenta o plantio no país.

" Quero transmitir um apelo, com todos vocês aqui presentes, para pedir ao deputado presidente Arthur Lira que coloque logo em votação pelo plenário o recurso apresentado pela bancada conservadora", finalizou. 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais