Cidadeverde.com

Descubra quais são as maiores torcidas do Brasil

Imprimir

Foto: Paula Reis / Flamengo

O instituto AtlasIntel realizou o seu primeiro levantamento a fim de saber o tamanho das torcidas no país.

A pesquisa foi divulgada em abril desse ano e entrevistou 1.600 pessoas, entre os dias 6 e 20 do mesmo mês de divulgação, em 640 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2%.

A fim de garantir a representatividade a nível nacional, as amostras foram pós-estratificadas por meio da utilização de um interativo algoritmo em um mínimo conjunto de variáveis de destino como faixa etária, renda e região. 

As amostras que resultaram da pós-estratificação se assemelharam ao perfil dos adultos brasileiros, inclusive da população adulta que tem um mais limitado acesso a ferramentas tecnológicas.

Foram colhidas informações de forma bastante orgânica durante a navegação de rotina na internet, tenha sido em tablets, smartphones, entre outros dispositivos eletrônicos. 

O método - conhecido como Recrutamento Digital Randômico (RDR) - foi desenvolvido pelo AtlasIntel a fim de calibrar as chamadas "amostras robustas", com o objetivo de assegurar representativos retratos da população alvo.

Em outras palavras mais "simples", buscou-se atingir especialmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.

A decisão de se focar em entrevistas pela internet foi evitar um possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em suas casas, já que, pela web, as pessoas têm a tendência de responder mais livremente as coisas, sem medo de causar uma impressão negativa ou de que alguém perto de si possa estar a ouvir as suas respostas.

Outro fato interessante é que o instituto AtlasIntel é, na verdade, especializado em estudos políticos, porém, pela primeira vez, decidiu realizar uma consulta a respeito do tamanho das torcidas no Brasil.

Isso, para vocês verem só o tamanho da importância que o assunto está a levantar no país, ainda mais agora, com a promessa de Diniz em resgatar a "era de ouro" do futebol nacional à frente da seleção brasileira, e também com as melhores casas de apostas do exterior a abrir cada vez mais as suas portas para os clubes brasileiros.

Quais são, afinal, as maiores torcidas do Brasil?

De acordo com a pesquisa, as maiores torcidas do Brasil são encabeçadas por um trio que, coincidentemente, compartilham nos uniformes e brasões as mesmas cores: o vermelho, o preto e o branco.

Estamos a falar, claro, do Flamengo (com 21,9% da preferência), do Corinthians (com 14,2%) e do São Paulo (com 9,9%), que lideram o Top 3 das maiores torcidas do país.

Abaixo deles aparecem o Palmeiras e o Vasco, com 7,7% e 6,2% de preferência, respectivamente. 

O Cruzeiro, sexto colocado, tem uma proximidade do quinto colocado (o Vasco) de 0,1%. E, em sétimo lugar, o Grêmio compõe a lista, sendo seguido pelo Atlético-MG, pelo Bahia e pelo Internacional.

A fechar o ranking das 15 maiores torcidas do Brasil, o Fluminense, o Santos, o Botafogo, o Sport e o Athlético Paranaense concluem a lista.
Divergências em relação a qual é, de fato, a maior torcida do Brasil

A depender de para qual time você torça, é possível até "puxar a sardinha" para o seu lado.

Como a pesquisa engloba vários fatores, alguns times acabam por vencer em alguns pontos de vista, enquanto outros ganham por perspectivas diferentes.

Por exemplo, o Flamengo pode até vencer pelo percentual isolado de 21,9% de preferência, porém não aparece em todos os Top 5 regionais.

Quem aparece, por sua vez, em todas as regiões, é o Corinthians, que, inclusive, lidera a preferência na sua própria região, com uma porcentagem de 16,5%, contra 14,9% do Flamengo (que não aparece entre os preferidos da região Sul).

Da mesma forma, enquanto o Flamengo vence em todas as faixas etárias, no aspecto econômico, quem vence é o Corinthians, a liderar a mais alta faixa salarial: uma preferência de 15,6% entre torcedores que recebem mais de R$ 10.000,00.

Cabe, então, nessas situações, ao nobre leitor considerar qual torcida merece o título de "maior do Brasil".

É claro que, se você torce apenas para a seleção brasileira, não terá esse problema, ainda mais ao se considerar que, ultimamente, até que está a ser bom demais torcer para os canarinhos (ainda mais depois da belíssima vitória do Brasil contra o Peru). 

No entanto, se você, por acaso, é torcedor de algum clube nacional, é bom já ir reunindo os argumentos que vai utilizar na sua próxima reunião entre amigos - ou "discussão", se achar melhor falar assim.

 

Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais