Cidadeverde.com

Operação Sophisma: 4 são presos por roubo e adulteração de veículo em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/ PC-PI

Por Marina Sérvio e Tiago Melo

Nas primeiras horas desta quinta-feira (21), a Polícia Civil prendeu quatro pessoas durante a segunda fase da Operação Sophisma, contra roubo e furto de carros, além de adulteração e receptação de veículos roubados. As prisões aconteceram em Teresina e um dos presos, que também atuava na capital, foi encontrado hoje em São Luís, no estado do Maranhão. 

Um dos suspeitos preso na manhã de hoje é proprietário de uma loja na Avenida Miguel Rosa, zona sul da capital. Ele era responsável por retirar os rastreadores dos veículos após serem roubados. Após uma das ações criminosas, o suspeito teria dito, em troca de mensagens, que colocou o dispositivo em um caminhão-cegonha que tinha como destido o estado do Ceará em uma tentativa de despistar a polícia. 

Ao todo, são dez mandados prisão contra membros do grupo criminoso, destes, três são considerados foragidos pela polícia e os outros três seguem sendo procurados em diligências que acontecem em Teresina. 

 A primeira fase da Operação Sophisma aconteceu no mês de agosto e foi resultado de uma investigação do Departamento de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) que resultou na prisão de dez pessoas envolvidas com os crimes.

De acordo com o coordenador do DRFV, delegado Marcelo Dias, a identificação do grupo aconteceu após a prisão de um homem no começo do ano.

“Iniciamos a investigação ainda no primeiro trimestre após a prisão de uma pessoa em Nazária com uma caminhoneta roubada, a partir daí chegamos ao grupo” descreve o coordenador. 

Os criminosos eram divididos em funções específicas. Alguns eram responsáveis pelo assalto, roubando ou furtando o carro, a partir disso, o veículo era repassado aos receptadores, estes levavam até os responsáveis pela adulteração. Adulterado, o carro voltado as mãos dos receptadores que também eram responsáveis pela venda dos veículos. 

Os crimes aconteciam em três estados diferentes. “Observamos a ação do grupo no Piauí, no Pará e no Maranhão, especificamente em Caxias, onde realizamos uma prisão durante a primeira fase da operação”, reitera o delegado Marcelo Dias. 

Quem comprou os carros?

Os compradores dos carros roubados também foram vítimas das ações dos criminosos. Segundo explicou o delegado Marcelo Dias, as pessoas não sabiam qual era a origem do veículo e acabaram ficando sem o bem. “Quem comprou os automóveis acabou ficando sem eles, porque após a desarticulação da quadrilha, fizemos a apreensão de diversos carros e posteriormente a devolução para os reais proprietários” descreve o delegado. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais