Cidadeverde.com

Macaco que "raptou" filhotes de gatos e cães em Picos é capturado e passará por reabilitação

Imprimir

Por Roberto Araujo

Foi capturado na tarde desta quinta-feira (21) o macaco que viralizou nas redes sociais após ser flagrado "raptando" filhotes de gatos e cães. Os registros aconteceram na zona urbana de Picos. 

A captura ocorreu em trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente de Picos (Semam), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do IBAMA no Piauí. De acordo com a nota divulgada pela prefeitura de Picos, a captura foi feita por um biólogo do IBAMA, um veterinário da SEMARH e técnicos ambientais da SEMAM (Veja nota na íntegra ao final da reportagem). O animal será direcionado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA em Teresina.

Os órgãos alertaram para os riscos da convivência do animal em meio ao ambiente urbano. "O animal vinha apresentando comportamento de sociabilidade entre os moradores da região, contudo, isso é perigoso, uma vez que, se sentindo acuado, pode atacar pessoas e outros animais, ocasionando contaminações graves e problemas de saúde pública", diz um trecho da nota.

Uma das imagens que viralizou na internet foi do animal levando filhotes de cães e gatos, e também andando agarrado a um cão adulto. Segundo os especialistas, embora seja uma cena "curiosa", é uma situação que requer "seriedade".

“Há registros, inclusive, do macaco circulando com filhotes de gatos e cachorros, além de se agarrar a cachorros adultos. Tal situação, embora viesse sendo tratada como 'curiosa', deve ser tratada com a seriedade que a situação exige. Animais silvestres possuem características e comportamentos que são próprios de suas espécies e que, na natureza, no seu habitat natural, são totalmente adequados, porém, fora desse ambiente podem se tornar perigosos para os próprios animais e para quem está a sua volta", cita a nota.

Em vídeos gravados por populares, o primata é visto montado em cães e levando os filhotes para o topo de árvores. Os moradores relatam que o animal não aprtesentava agressividade.

VEJA NOTA NA ÍNTEGRA

Na tarde dessa quinta-feira, 21 de setembro, o trabalho conjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e IBAMA Piauí resultou na captura de um macaco prego que estava circulando pela zona urbana da cidade e chamando a atenção dos moradores do entorno e de outras localidades.
articulação de captura foi feita através de contato entre os órgãos ambientais mencionados para que o animal fosse resgatado e direcionado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA em Teresina. O macaco em questão já passou por processo de domesticação e posterior abandono, o que faz com que o trabalho de triagem e possível reabilitação seja feito por especialistas em local adequado. Trata-se de um animal silvestre e não de um animal doméstico e, por isso, exige cuidados adequados na captura e tratamento.
O animal vinha apresentando comportamento de sociabilidade entre os moradores da região, contudo isso é perigoso, uma vez que, se sentindo acuado, pode atacar pessoas e outros animais, ocasionando contaminações graves e problemas de saúde pública. Há registros, inclusive, do macaco circulando com filhotes de gatos e cachorros, além de se agarrar a cachorros adultos. Tal situação, embora viesse sendo tratada como "curiosa" deve ser
tratada com a seriedade que a situação exige. Animais silvestres possuem características e comportamentos que são próprios de suas espécies e que, na natureza, no seu habitat natural, são totalmente adequados, porém, fora desse ambiente podem se tornar perigosos para os próprios animais e para quem está a sua volta, incluindo a transmissão de doenças graves. A captura do animal foi feita por profissionais qualificados (Biólogo do IBAMA, Veterinário da
SEMARH e técnicos Ambientais da SEMAM), não oferecendo a ele qualquer tipo de risco, pelo contrário, o objetivo é leva-lo para um local seguro e adequado.
No CETAS o animal será avaliado clinicamente com todo o rigor necessário para que seja definido se é possível sua reinserção na natureza.
Ressaltamos ainda que situações como essa continuam ocorrendo por que a sociedade insiste em capturar animais silvestres e mantê-los em cárcere, causando sofrimento a estes animais e desequilibrio ambiental. A captura e encarceramento de animais silvestres é crime e gera 
prejuízos ambientais e de saúde pública. Encarar situações como esta como entretenimento agrava ainda mais a situação, fazendo com que as pessoas não percebam a gravidade de alterar, e degradar o nosso ecossistema, retirando os animais silvestres do seu ambiente natural. Tratar a situação com humor pode gerar a sensação de naturalidade, camuflando o crime ambiental e fazendo com que o ciclo de captura e maus-tratos se perpetue.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: chicopicos