Cidadeverde.com

Engenheiro elétrico alerta para riscos e explica como evitar curtos-circuitos

Imprimir

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (22), o professor Marcos Lira, engenheiro elétrico, deu dicas como se proteger de curto-circuitos na rede elétrica. Segundo o especialista, uma das principais causas para esse problema é super aquecimento provocado pelo excesso de carga.  

"A eletricidade geralmente tem um efeito devastador quando parto do pressuposto que aconteceu um curto-circuito ou uma sobrecarga, porque quando isso acontece, há o contato indesejado entre fase e neutro. Isso pode desencadear um acionamento de um dispositivo de proteção, que nem sempre acontece”, destacou. 

O dispositivo trata-se de um disjuntor, responsável por acionar ou desligar a rede elétrica. Lira explica a instalação dessa ferramenta deve levar em consideração a carga do número de equipamentos previstos em um determinado ambiente. “Se esse dispositivo de proteção não for acionado, pode haver ocorrência de princípio de incêndio”, alerta. 

Por conta disso, o recomendável uma avaliação periódica em relação à vida útil do disjuntor, já que se ele não estiver em perfeitas condições, pode falhar no momento de um eventual curto-circuito na rede elétrica. “Isso influência, muito mais pela quantidade de vezes é acionado. A vida útil vai muito em função do número de vezes que ele é demandado", disse.

Outra recomendação é evitar o uso de extensões e dos chamados “T” em tomadas. “Toda tomada tem uma capacidade de condução de corrente. No momento que eu vou acoplando vários dispositivos nessa extensão, estou forçando a tomada para além da capacidade que ela foi dimensionada e isso pode provocar um curto-circuito”, lembrou. 

Por fim, o professor ressaltou a importância de se consultar profissionais habilitados para realização de vistorias na rede elétrica e o uso de materiais certificados pelo INMETRO. “Um eletricista ou um engenheiro elétrico que vai verificar se o dimensionamento dos circuitos existentes na sua instalação estão conforme os princípios de proteção”, concluiu. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais