Cidadeverde.com

Fogão da casa de prefeito de Teresina explode; primeira-dama descreve fato em vídeo

Imprimir

 

 

 

Por Marina Sérvio 

A primeira dama de Teresina, a estudante de medicina Samara Conceição, usou as redes sociais para mostrar que o fogão da casa havia explodido neste domingo (24). No vídeo, é possível ver que o vidro que fica na parte superior da peça quebrou em vários pedaços, ficando apenas a estrutura de ferro por onde o gás é conduzido, além dos botões. 

De acordo com a descrição de Samara, o eletrodoméstico tinha apenas um ano de uso e explodiu após ela acender o fogo para esquentar uma sopa. “Eu coloquei uma sopa para jantar e de repente houve um barulho. Quando eu voltei aqui na cozinha o meu fogão explodiu do nada” descreveu a primeira dama.

Os estilhaços se espalharam por toda a cozinha e Samara mostrou que precisou juntar rapidamente os estilhaços para evitar algum acidente doméstico com os animais que moram na casa. O vidro que ficou no fogão estava complemente fragmentado e era possível remover os pedaços com a mão.

Ainda através dos vídeos divulgados nas redes sociais, a primeira dama disse estar muito grata pelo acidente não ter deixado feridos e afirmou que ela e o prefeito de Teresina, Dr Pessoa, precisam buscar orações para a casa. “Obrigado, Senhor, porque não aconteceu nenhum mal, nenhum dano a nenhuma pessoa, a ninguém. Só foi danos materiais, só foi o fogão. Eu já disse para o Pessoal que a gente tem que fazer uma missa, a gente tem que fazer um culto aqui em casa, porque a maré tá pesada” afirma Samara Conceição. 

O que pode ter acontecido?

Segundo o Coronel José Veloso do Corpo de Bombeiros, a explosão pode ter acontecido por uma expansão não regular da peça de vidro que fica na superfície do fogão. Para exemplificar o caso, ele citou o que poderia acontecer se fosse uma mesa de vidro.

"Caso uma panela quente seja colocada em um ponto de uma mesa de vidro, a peça pode estourar porque ela tende a expandir, aumentar o volume, porém a expansão vai ser limitada pela parte periférica que não sofreu o efeito da temperatura. Não podendo ocupar o espaço necessário para o novo volume, mesmo que seja uma diferença de 2 centímetros, ela tente a romper" descreve o coronel.

E a fonte de calor não precisa ser apenas uma panela ou uma peça extremamente quente, o próprio efeito do sol pode ter o mesmo efeito, como no exemplo de portas de vidro ou box de banheiro.

"Se medirmos uma parede exposta ao sol da tarde nesses dias em Teresina, ela poderá chegar a 60°C, 65°C. Então esse mesmo efeito de aumento de temperatura acontece com estruturas de vidro, gerando a expansão do material. Aqui mesmo, no Corpo de Bombeiros, uma porta de vidro estourou ao meu lado, parecendo que havia sido atingida por um disparo de arma de fogo ou uma pedra, mas foi a expansão devido ao calor intenso" descreve o coronel Veloso. 

Ainda em tom de alerta, o representante do Corpo de Bombeiros, pediu atenção no uso de substâncias que também podem gerar essa mudança extrema de temperatura, como é o caso da limpeza de fossas com o uso de carbureto. Na última sexta-feira (22), três pessoas ficaram feridas após a fossa séptica de uma residência explodir no bairro Porto Alegre, na Zona Sul de Teresina. Segundo Coronel Veloso, ao usar a substância carbureto, é produzido um gás chamado acetileno que tem potencial de explosão ao sinal da menor faísca.

"É preciso ter atenção e evitar o uso desse material, principalmente nos períodos mais quentes do ano" alerta o coronel.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais