Cidadeverde.com

Comissão da ONU acusa tropas russas de tortura generalizada na Ucrânia

Imprimir

Foto: Reprodução/ Internet 

A Comissão Internacional de Inquérito sobre a Ucrânia, de autoria da Organização das Nações Unidas (ONU), acusou as tropas russas de crimes de guerra. Segundo o grupo, que visitou a Ucrânia no início de setembro, casos de tortura generalizada, violência sexual e ataques contra infraestrutura civil continuam sendo registrados no país.

O cenário foi denunciado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. O presidente da Comissão, Erik Mose, forneceu detalhes sobre as evidências, registradas, sobretudo, em áreas ocupadas. Na região de Kherson, por exemplo, há provas de que soldados russos estupraram dezenas de mulheres, com idades entre 19 e 39 anos.

"Frequentemente, os membros da família eram mantidos em uma sala adjacente, forçados a ouvir as violações sexuais que estavam ocorrendo", disse Mose.

Em Zaporizhzhia, houve o uso "generalizado e sistemático" de tortura pelas forças armadas russas contra pessoas acusadas de serem informantes do exército ucraniano. Em muitos casos, o método usado pelos russos, como choques elétricos, levou à morte de algumas das vítimas. Casos similares também foram registrados em Kherson.

Um dos crimes de guerra mais comum cometido pelas forças russas foi o uso de armas explosivas contra estruturas residenciais, estações de metrô, centros médicos, restaurantes e imóveis comerciais, resultando na morte e ferimento de civis. Já em relação à deportação forçada de crianças ucranianas, a Comissão disse que há "falta de clareza e transparência sobre a extensão e circunstâncias".

Fonte: SBTNews

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais