Cidadeverde.com

Professores passam mal devido ao calor e suspendem aulas na zona rural de Teresina

Imprimir

Fotos: Arquivo Pessoal

Os professores da Escola Municipal Manoel Nogueira Lima, localizada no povoado Chapadinha Sul, na zona rural de Teresina, suspenderam as atividades em sala de aula devido as altas temperaturas. A unidade, que conta com cerca de 400 alunos, possui somente ventiladores de teto para climatizar os ambientes escolares. 

Por conta da situação, alunos e professores sofrem as consequências do calor. "Cheguei a ser hospitalizada, minha pressão subiu e ficou 17/11. Está insuportável ficar em sala. Com frequência os alunos passam mal. Essa semana estamos parados totalmente, mas com os alunos na escola”, relatou a professora Elisandra Macedo.

Mesmo com a manutenção das atividades fora das salas de aula, o professor Túlio Castelo Branco, diretor da escola municipal, ressalta o impacto do calor para o processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo, a comunidade escolar prepara um protesto para esta quarta-feira (27) como forma de denunciar o problema. 

“Está sendo organizando uma parada, com professores, alunos e familiares, em protesto, para a climatização da escola, porque já tivemos alunos e professores passando mal por conta das altas temperaturas, principalmente no turno da tarde. As salas de aula são muito quente, tem os ventiladores, mas o vento é quente”, destacou o gestor. 

Problemas estruturais 

Apesar da reivindicação pela climatização da escola, o diretor explica instalação de ar-condicionados nas salas de aulas é inviável. Isso porque o prédio, localizado próximo a BR-316, fica do lado oposto de onde passa a rede elétrica trifásica da distribuidora. “É necessário que a escola tenha uma subestação”, pontuou. 

Túlio Castelo Branco lembra que, em 2019, a concessionária de distribuição de energia chegou a contornar o problema fazendo a ligação da rede trifásica na escola. “Isso foi antes da pandemia, mas houve um acidente e uma carreta arrastou a fiação e derrubou a subestação”, disse o diretor.

O problema com calor também afeta escolas da zona urbana da capital. O Cidadeverde.com percorreu algumas unidades recentemente e flagrou alunos sendo liberados antes do horário devido ao forte calor. Os relatos foram de estudantes passando mal, principalmente em salas de aulas com aparelhos ar-condicionado defeituosos. 

O Cidadeverde.com tentou contato com Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue em aberto para eventuais esclarecimentos sobre a situação. Já a Equatorial Piauí, garantiu que enviará uma equipe até a escola para realizar a inspeção na rede elétrica que atende ao prédio. Leia a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

A Equatorial Piauí esclarece que enviará uma equipe até a Escola Municipal Manoel Nogueira Lima para inspeção da rede elétrica que atende a escola e realizar medição do nível de tensão, além de verificar se a carga atual, devido a instalação de aparelhos de ar-condicionado, corresponde a demanda cadastrada como necessária na distribuidora. Caso constatada a necessidade de aumento de carga, a escola será orientada para realizar a solicitação e a Equatorial realizar as intervenções necessárias.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais