Cidadeverde.com

Chuva e vento são registrados em bairros de Teresina nesta quarta-feira (27)

Imprimir

 

Por Caroline Oliveira

Após o registro de altas temperaturas nos últimos dias, uma rápida, mas forte chuva caiu em Teresina na tarde desta quarta-feira (27) e provocou transtornos. Em vários bairros das zonas Norte, Leste, Sul e Sudeste registraram fortes rajadas de vento, seguido de chuva.

No cruzamento das avenidas Miguel Rosa e Valter Alencar, na zona Sul, um congestionamento se formou depois que os sinais pararam de funcionar. A ventania derrubou placas e cadeiras em bares que estavam ao ar livre no Centro de Teresina. E no bairro Todos os Santos, na zona Sudeste, uma árvore sobre um carro.

Foto enviada ao Cidadeverde.com


O fenômeno já era esperado devido à onda de calor. Choveu forte também em outras cidades do estado ontem (26). O climatologista da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, já havia informado ao Cidadeverde.com que as chuvas nesse período se justificam pela formação de nuvens com maior velocidade. 

“Quando nós temos um acréscimo de calor, ou seja, a gente tem um valor termodinâmico, as nuvens se formam com maior velocidade, e aí os temporais, antes localizados de pequeno volume, tendem a ser mais agressivos no quesito vento", disse o especialista.

De acordo com Werton Costa, a estação meterológica que registra a velocidade dos ventos em Teresina não registrou o vendaval desta quarta. No entanto, como houve tombamento de árvores e casos de estruturas de telhados levadas pela força do vento, é possível afirmar que ultrapassou os 70 km/h.  

Após os vendavais, moradores de diferentes zonas de Teresina enviaram vídeos ao Cidadeverde.com mostrando fogo na rede elétrica de Teresina. As imagens mostram postes com fogo na fiação, causando preocupação aos moradores de regiões próximas. O Cidadeverde.com procurou a Equatorial Piauí, mas não teve retorno até o fechamento desta reportagem. O espaço está aberto para os esclarecimentos.

Semana de chuva pelo estado

Algumas cidades do Piauí registraram chuva na tarde desta terça-feira (26). Vídeos enviados ao Cidadeverde.com mostram que uma precipitação forte com vendavais foram registradas na cidade de Alto Longá, que fica a aproximadamente 77 km de Teresina.

Também houve registro de chuva em Campo Maior, que fica a cerca de 80 km da capital. Por lá, ruas ficaram com correntezas por conta da força da água, mas não houve registro de maiores ocorrências.

Na segunda-feira (25), chuvas e vendavais atingiram a cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí. Por lá, a força dos ventos provocou destruição e atrapalhou a programação dos festejos na cidade.

Fotos enviadas ao Cidadeverde.com

Foto: Paulo Barros

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais