Cidadeverde.com

Audiência pública discute construção da nova ponte do Poti Velho

Imprimir

Foto: Ascom/Saad Norte 

A Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Norte), juntamente com a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), realizaram na noite desta quarta-feira (27) uma audiência pública para discutir a construção da nova ponte do Poti Velho. O espaço de debate ocorreu na Escola Municipal Iolanda Raulino e contou com a presença da sociedade civil, entidades responsáveis e empresas envolvidas na execução do projeto.

A nova ponte do Poti Velho será localizada entre a Alameda Domingos Afonso Mafrense, rua Cedro e o Ramal projetado da Avenida Poti. Serão executados 2.644,87 metros de obra para requalificação das ruas e mais de R$60 milhões serão agregados para a obra.

Na ocasião o engenheiro Hudson Santos, representante da empresa PCA Engenharia, apresentou o projeto do empreendimento para a população presente e explicou todos os detalhes da construção, como localização, acessibilidade, paisagismo, modo de execução, e quais regiões serão beneficiadas com a obra.

Já os representantes da CONSPLAN, empresa de consultoria ambiental, apresentaram um estudo ambiental, pontuando aspectos positivos da construção e mostrando alternativas para minimizar os impactos ambientais que o empreendimento pode trazer. Além disso, um diagnóstico ambiental da região foi exposto para toda a comunidade presente, enfatizando principalmente o meio físico, fauna, flora e meio socioeconômico da região.

A audiência pública reuniu cerca de 200 pessoas e foi um momento em que a população pôde tirar dúvidas e sugerir melhorias para a logística e implantação do projeto de construção. As autoridades municipais, engenheiros e especialistas ambientais estavam dispostos a sanar dúvidas sobre temas como desapropriação e os impactos na região.

O Superintendente da Saad Norte, Welton Bandeira, enfatizou que a construção da ponte vai promover melhorias na mobilidade urbana e consequentemente ampliar o fluxo de pessoas, gerar emprego, renda e a valorização de imóveis.

 “Com a ponte, os bairros da grande Santa Maria serão integrados, consolidados e com um desenvolvimento de toda a região”, disse.

De acordo com o diretor de Relações Sociais e Institucionais da SEMARH, Vicente Gomes, a obra ainda não tem previsão para iniciar pois ainda vai passar por etapas burocráticas, mas a previsão de entrega, após o início das obras, será de cerca de 5 meses, podendo ter o prazo ampliado. “Enquanto secretaria, temos corrido para avançar em todos os aspectos e procedimentos para entregar a ponte”, afirmou.

Deuzinete Marques, professora e moradora da região da zona Norte, esteve presente na audiência pública para conhecer mais a obra e declarou que, para ela, a ponte trará melhorias no deslocamento.

“A grande Santa Maria cresce cada dia mais e o fluxo de carros provoca engarrafamento das ruas, principalmente no turno da manhã, incomodando os moradores. Então a construção da ponte vai aliviar os problemas no trânsito”, concluiu a professora.

 

Da Redação 
 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais