Cidadeverde.com

Climatologista não descarta novas chuvas com vento no B-R-O Bró

Imprimir

Foto: Paulo Barros

Por Adriana Magalhães

A Defesa Civil Estadual e a climatologia orientam que a população fique de olho no céu, depois que temporais foram registrados em várias regiões do Piauí esta semana.

Segundo o climatologista Werton Costa, chuvas de pré-temporada, como as registradas nos últimos dias, são difíceis de prever.

"Chuva de pré-temporada é quase imprevisível, porque o modelo de previsão matemática trabalha com quantidade de nuvens. Como tem poucas nuvens, ele se transforma num modelo de previsão incerta", explica o climatologista.

Nesse período, a recomendação da Defesa Civil Estadual é que a população observe a formação de nuvens de chuva na linha do horizonte.

"A recomendação que a Defesa Civil e a climatologia dão para a população é observar na linha do horizonte a formação das nuvens. Se tiver uma nuvem relativamente alta e consistente, e tiver fazendo muito calor, é alta a probabilidade de temporal", ensina o climatologista.

Ainda segundo Werton Costa, as chuvas no B-R-O Bró são mais comuns do que a população pensa.

"Geralmente, a chuva do B-R-O Bró tem volumes desprezíveis e é mais tranquila. O teresinense costuma chamar esse evento de chuva do caju ou chuva da manga. O grande diferencial, que nós estamos tendo nesta temporada, é que está mais quente. O calor potencializa a chuva para ela se transformar num temporal com vento", explicou o climatologista.

 

Veja também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais