Cidadeverde.com

Picos e Teresina batem recorde no consumo de energia no B-R-O Bró

Imprimir

Foto: Débora Cardoso / TV Cidade Verde

Por Breno Moreno (com informações da Equatorial Piauí)

O Piauí bateu recorde no consumo de energia elétrica durante o B-R-O Bró, período do ano de altas temperaturas no estado. Segundo a Equatorial Piauí, concessionária responsável pelo serviço no estado, esse aumento está relacionado ao uso de equipamentos usados para amenizar os efeitos do calor. 

De acordo com um levantamento realizado pela empresa, as duas maiores demandas de energia dos últimos dez anos aconteceram neste mês de setembro. No dia 25, foi registrada a demanda máxima de 905 MW às 23h, a maior da história, enquanto no dia 21, às 23h, foi registrado 877 MW de demanda máxima.

“Naturalmente, no período da noite as pessoas tendem a ficar mais em casa e, consequentemente, fazer o uso mais frequente de aparelhos de ar-condicionado, ventilador, climatizador, entre outros. Por esse motivo, é que nesse horário das 23h registramos as maiores demandas de energia. A tendência é que no mês de outubro essa demanda seja maior, uma vez que tradicionalmente o mês é um dos mais quente”, afirmou Abraão Galeno, executivo de estudos operacionais da Equatorial Piauí.  

Confira o ranking das cidades com maior aumento no consumo de energia no Piauí:

Município Agosto/2022 Agosto/2023 Crescimento
Picos 11.332 MWh 12.986 MWh 14,60%
Teresina 141.270 MWh 159. 934 MWh 13,21%
Floriano 10.578 MWh 11.879 MWh 12,30%
Piripiri 5.894 MWh 6.582 MWh 11,67%
Parnaíba 28.199 MWh 31.249 MWh 10,82%

Diante desse cenário, a empresa orienta a população a adotar algumas ações para o uso de energia elétrica de forma consciente e economizar na fatura mensal: 

  • Aparelhos eletrônicos devem ser sempre desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, tendo em vista, que mesmo em modo stand-by acabam consumindo energia;
  • O ideal é que ar-condicionado possa ficar com a temperatura próxima a 23°C, abaixo disso acabando forçando um consumo maior de energia.  
  • O consumidor pode programar o ar-condicionado para desligar sozinho após alcançar a temperatura ideal.
  • Evite deixar lâmpadas ligadas durante o dia, principalmente da área externa da casa. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando.

 

“Em relação à geladeira, é recomendado evitar ficar abrindo de forma frequente, porque quanto mais tempo ficar aberta mais alto será o consumo do eletrodoméstico. Por fim, outra orientação é sempre ficar atento as manutenções recomendadas no manual pelos fabricantes dos eletrodomésticos e ao adquirir novos equipamentos, buscar sempre aqueles que possuem Selo Procel A, pois consomem menos energia”, concluiu o executivo. 

 

Veja também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais