Cidadeverde.com

Empresa sustentável do Piauí é finalista no Prêmio Nacional de Inovação

Imprimir

Fotos: Arquivo Pessoal

Por Caroline Oliveira (Com informações da CNI)

Uma empresa do Piauí ficou entre as três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Inovação para Sustentabilidade de pequenos negócios 2023. A Ninho do Verde Compostagem participou da solenidade de apresentação dos vencedores em São Paulo na última terça-feira (26) e foi a única do estado a participar da premiação. Da 8ª edição do prêmio, mais de 3 mil empresas de todo país se inscreveram. 

A competição é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Das 44 instituições finalistas, 15 empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos.

Na categoria que as irmãs Lígia e Núbia Rocha concorreram, a vencedora foi uma empresa de Salvador-BA. A outra finalista era do Pará. Para Lígia Rocha, já foi uma vitória chegar entre as finalistas, apesar da sua ser a menor empresa entre as concorrentes com apenas um ano e meio de criação. 

“A gente considera que uma das inovações, que realmente fez com que a gente passasse por essa fase, passasse por tantas empresas assim, é a questão da sustentabilidade que a gente coloca em toda nossa cadeia. Até a nossa embalagem, no final, ela é uma embalagem de mandioca e estamos reformulando para uma embalagem de papel para ser realmente 100% ecológica, se degradar de forma mais fácil e não deixar nenhum resíduo na natureza”, destacou.

Lígia acrescente que a compostagem é uma alternativa à questão do tratamento dos resíduos e também é a criação de adubo de excelente qualidade, que serve para tratar os resíduos nas grandes e pequenas cidades, evita a questão dos gases de efeito estufa e ainda auxilia na produção de um adubo que pode ser um regenerador de solos.

“Ficamos muito felizes com esse prêmio, porque é sinal que estamos no caminho certo para inserir a sustentabilidade na vida das empresas e das pessoas”, afirmou Lígia Rocha. 

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o prêmio reforça a importância de se valorizar a inovação no Brasil e representa uma oportunidade de iniciativas inovadoras serem apresentadas ao país e ao mundo. 

"Nesta premiação, notamos a enorme capacidade inovadora das empresas, dos pesquisadores inovadores e dos ecossistemas de inovação de diversas partes do país, o que mostra como o Brasil tem potencial para se destacar e como é importante investir em inovação".  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais