Cidadeverde.com

Vereador flagra baratas, mesa cirúrgica com sacos de lixos e UTI com risco de infecções no HUT

Imprimir

Foto: Montagem/ Cidade Verde

Por Paula Sampaio e Yala Sena 

Baratas circulando próximo aos alimentos, mesa cirúrgica enrolada em sacos de lixos e equipamentos sem manutenção na UTI com risco de infecções a pacientes. Essas foram alguns dos graves flagrantes feitos pelo vereador Ismael Silva (PSD) durante vistoria no HUT (Hospital de Urgência de Teresina), o maior do estado. Veja vídeo abaixo

Ismael Silva, que é líder da oposição na Câmara Municipal, realizou inspeção no HUT no dia 15 de setembro e flagrou uma série de irregularidades. Ao visitar o setor de nutrição (produção de alimentos, embalagens de quentinhas e refeitórios), o parlamentar disse que o ambiente é um “forno” de tão quente, sem ar-condicionado e sem exaustores. 

O parlamentar explicou, em entrevista ao portal Cidade Verde, que está é a segunda vistoria que fez na unidade médica a partir de denúncias de médicos, pacientes e funcionários do HUT.  

O vereador classificou a situação observada no HUT, que faz o atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade 24 horas da capital e do interior, como uma “parafernalha”. 

Segundo ele, além da situação na cozinha, também foram identificados problemas em relação a higiene de agulhas e seringas. Um dos pontos da passagem do grupo pelo hospital que chama atenção é o fato de algumas mesas  cirúrgicas estarem cobertas com um material semelhante a sacolas de lixo pretas. 

Entre os problemas encontrados na UTI adulto são pias insuficientes para higienização da equipe, equipamentos precisando de manutenção. No centro cirúrgico, constatou que aparelho de iluminação com focos queimados, comprometendo a visão do médico durante a cirurgia e quantidade de bisturi elétrico insuficiente para as nove salas de cirurgias.   

Ismael Silva disse também ter informações que o HUT também não teria o medicamento para dor, conhecido como “Dipirona” para disponibilizar para alguns pacientes que, de acordo com o parlamentar, estavam comprando o medicamento por conta própria. 

“Detectamos toda essa problemática, camas cirúrgicas embaladas em sacos de lixo, detectamos também problemas em relação a higiene do espaço com seringas, luvas e máscaras jogadas por ambientes comuns bens inservíveis nos corredores, inclusive, nos corredores próximos ao centro cirúrgico nos corredores próximo ao setor de farmácia que muitas das vezes requer uma urgência para se buscar uma medicação e os médicos profissionais onde se deparam com toda essa parafernalha. Nós detectamos infelizmente, inclusive, baratas dentro da cozinha do HUT onde se produzem os alimentos dos pacientes e dos profissionais de saúde que ali atuam”, descreveu. 

O parlamentar disse que resolveu registrar a situação em vídeos, após reclamar sobre a situação com Fundação Municipal de Saúde (FMS) e não ter as demandas atendidas. Ele acrescentou que está produzindo um relatório acerca dos registros para entregar ao Ministério Público do Piauí (MPPI), Ministério Público Federal (MPF), além dos conselhos de medicina e enfermagem. 

“A situação está bem precária dentro do HUT nós estamos finalizando o relatório hoje e amanhã nós estaremos protocolando nos órgãos de controle tanto no Ministério Público do Estado do Piauí, quanto o Ministério Público Federal como também nos conselhos profissionais de medicina de enfermagem e ainda nós vamos acionar a vigilância sanitária também”, reforçou. 

 

Calor e água quente

Semana passada, acompanhantes de pacientes denunciaram ao Cidadeverde.com o sofrimento pelo qual estão passando os doentes devido às altas temperaturas. Segundo eles, os aparelhos de ar-condicionado e os bebedouros das enfermarias não estão funcionando. Além dos banheiros também estarem entupidos. 

Uma das acompanhantes informou que precisa levar água gelada e teve que comprar um ventilador para amenizar o sofrimento da prima com câncer, que está internada para tratar uma escara sacral (nas costas) grau 4. 

Em nota, o HUT informou que adquiriu uma nova central de ar e que os aparelhos de ar-condicionado estão recebendo manutenção de acordo com a demanda. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais