Cidadeverde.com

Deputado propõe grupo de trabalho para discutir distribuição da água

Imprimir

O deputado Francisco Limma (PT) trouxe ao grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (09) a preocupação com a escassez de água que atinge parte dos municípios piauienses. O parlamentar propôs a criação de um grupo de trabalho na Assembleia Legislativa, que reúna órgãos como a Agespisa, a Secretaria de Estado da Defesa Civil, o Instituto das Águas e o Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), um grupo que esteja "acima da discussão politiqueira, de negociar voto por água". 

O parlamentar sugeriu que esse grupo de trabalho verifique quantos e quais são os municípios em situação mais grave, além de criar uma lei que estabeleça quais são os critérios para atendimento por carros-pipa. Limma contou que tomou conhecimento de uma série de áudios que circulam nas redes sociais, em que uma liderança denuncia o uso do poder público municipal em troca de voto. "Nós não podemos permitir isso. Nós já ultrapassamos essa prática. Isso tem que ser coisa do passado. Nós não podemos admitir que um gestor público aja dessa forma, direcionando os recursos para beneficiar seus protegidos", disse.

Limma destacou a situação dos municípios de Betânia e Marcolândia, que são integralmente abastecidos por carros-pipa. "O problema não é o carro-pipa. É a forma como isso é gerenciado. Há uma projeção de que nós vamos ter um novo período de escassez hídrica. O que nós precisamos fazer aqui agora é constituir esse grupo de trabalho pra cuidar das grandes obras, mas para encontrar solução e disciplinar a política de distribuição de água. É inadmissível que, por uma questão meramente eleitoral, um gestor decida quem vai passar sede e quem não vai", frisou.

O deputado Hélio Isaías (PT), ex-secretário estadual de Defesa Civil, ressaltou o problema da subutilização das barragens, citando como exemplo a barragem do Bezerro, de José de Freitas. "No estado do Piauí nós não chegamos nem a 40% do território com dificuldade de água. No Ceará nós chegamos a 80%. E tem muito pouco problema de falta de água no Ceará, porque as barragens lá são interligadas, com os canais de distribuição. O Piauí precisa de uma política de recursos hídricos voltados realmente pra resolver o problema", frisou. 

O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), comentou o pronunciamento feito recentemente pelo deputado B. Sá (Progressistas) sobre o projeto de Transposição do Rio São Francisco, que inicialmente previa a construção do Eixo Oeste, para contemplar o Piauí. "Fizeram a transposição no rumo do Rio Grande do Norte e do Ceará, e esse outro eixo, que iria beneficiar o Piauí, foi esquecido", lamentou Franzé, ao anunciar que foi criado um grupo para lutar pela inclusão do Eixo Oeste no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O deputado Gil Carlos (PT) relatou que, nesta segunda-feira, participou de reunião, na Associação Piauiense dos Municípios, com o governador Rafael Fonteles, sobre a universalização do abastecimento de água potável e saneamento básico. "O nosso governador deixou muito claro que irá fazer esse enfrentamento para atender o marco regulatório do saneamento básico, que até 2033 deve entregar água potável a 99% dos municípios piauienses e tratar 90% das águas servidas. Foi uma reunião muito positiva, muito otimista. Os prefeitos estão sensibilizados e engajados para que esse plano seja executado", pontuou.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais