Cidadeverde.com

Estudantes criam plataforma de alfabetização na idade certa

Imprimir

 

Com o intuito de fortalecer o processo de alfabetização na idade certa, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Paulo Freire, em Guaribas/PI, estão desenvolvendo um projeto que pretende disponibilizar uma plataforma on-line de ensino gratuito para a educação infantil em escolas públicas. O projeto foi aprovado no processo de adesão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) e terá seu protótipo exposto na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília, nos próximos dias 16 a 18 de outubro.

Os estudantes responsáveis pelo projeto são matriculados no Ensino Médio, na modalidade de Tempo Integral e fazem o Curso de Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, que foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Eles contam com a orientação do professor Eraques Alves, que ministra as disciplinas do curso.

O orientador explica que a iniciativa partiu de uma pesquisa realizada em algumas escolas para entender como funciona o processo de alfabetização de crianças e pretende reforçar o uso da tecnologia como um importante aliado no ensino pedagógico. “A ideia é apresentar uma ferramenta tecnológica por meio do desenvolvimento de um aplicativo que possa ser inserido nesse contexto de alfabetização de crianças para melhorar o desempenho delas no processo de alfabetização. Infelizmente, ainda encontramos jovens estudantes que avançaram nas séries escolares, mas que apresentam defasagens nas habilidades de leitura e escrita. O nosso objetivo é contribuir para mudar essa realidade. Isso começa na base”, explica Eraques Alves.

Dentro do universo de professores que participaram da pesquisa aplicada pelos estudantes, mais de 80% acreditam que a tecnologia é sim uma ferramenta para combater o analfabetismo e melhorar a qualidade do processo de alfabetização de crianças. Abrian Pereira Lopes é um dos estudantes do CETI Paulo Freire que está atuando na formatação do aplicativo. Ele acredita que o ensino infantil precisa de ferramentas mais eficazes e inovadoras, que possam contribuir para a qualidade da educação e promovam a inclusão social.

“A proposta desse projeto quer tornar mais acessível e prático o processo de aprendizado para nossas crianças. O papel do professor deve e vai continuar, porém, por meio dessa ferramenta o trabalho e o método de alfabetização serão potencializados. Eu me sinto privilegiado em fazer parte da elaboração desse projeto, é uma responsabilidade muito grande”, comentou Abrian.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que a Seduc apoia o projeto e tem investido em ações para fortalecer as competências de leitura e escrita para as crianças por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

"Temos metas importantes. Dentre elas está trabalhar em regime de colaboração com os municípios, uma parceria que tem como foco alfabetizar e disseminar o conhecimento de forma prioritária. Com isso, iremos conseguir que nossas crianças aprendam a ler, escrever e interpretar textos na idade certa e assim será possível diminuir injustiças sociais, mudando positivamente e de maneira decisiva a vida das pessoas”, afirmou o gestor.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais