Cidadeverde.com

FMS abre agendamento para multivacinação de crianças no feriado em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues (Com informações da FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que abrirá no feriado de Dia das Crianças uma sala de vacina para atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação faz parte da Campanha de Multivacinação.

Para conseguir a vacinação é necessário fazer o agendamento no site do 'Vacina Teresina'. As vagas são para o Teresina Shopping, e a sala de vacina estará aberta nos dias 12, 13 e 14 de outubro das 10h às 20h. 

“No momento da vacinação, os pais e responsáveis devem portar CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação da criança, para que os profissionais de saúde possam conferir se os imunizantes faltantes”, disse a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias.

A fundação informou que busca aumentar o índice de vacinação que em 2022 foi baixo, de apenas 69,40%. A meta é 90%.

“Em Teresina temos 189.627 crianças e adolescentes menores de 15 anos. A cobertura vacinal de 2022 foi de 69,40%. Nossa meta é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano”, diz.

As vacinas

A campanha contempla as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente.

No calendário infantil, que inclui a imunização de crianças até 10 anos, são as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.

Já o calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.

“Pedimos aos pais e responsáveis que aproveitem o feriado para agendar a vacinação e levar seus filhos para atualizar as cadernetas. Vacina salva vidas e evita que doenças já erradicadas voltem ao nosso país”, afirmou o presidente da FMS, Ari Ricardo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais