Cidadeverde.com

Municípios da região de Picos recebem kits de irrigação

Imprimir
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_7.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_6.JPG Paula Monize

 

Por Paula Monize

Na manhã desta sexta-feira (13) a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou a entrega de 165 kits de irrigação. A iniciativa beneficiou 10 municípios da região de Picos Paulistana, Dom Expedito Lopes, Francisco Macedo, Acauã, Itainópolis, Bocaina, Aroeiras do Itaim, entre outros.

A entrega foi realizada no Espaço Raízes do Brasil, localizado no Centro de Picos. Participaram do momento a secretária da SAF, Rejane Tavares, o deputado estadual, Francisco Lima (PT), agricultores a serem beneficiados com os kits, além de lideranças locais e representantes de movimentos ligados ao setor. 

A secretária da SAF, Rejane Tavares, destacou que os kits serão utilizados para manter a produção ativa dos pequenos agricultores mesmo no período de seca.

"Os kits de irrigação promovem uma melhoria na forma de trabalhar dos agricultores. São kits direcionados para grupos de agricultores, produtores da agricultura familiar. Eles viabilizam o acesso a água no período mais crítico que é o período seco. É uma tecnologia extremamente importante para a convivência destes momentos de seca, permitindo a produção o tempo todo e mantendo uma renda mais permanente", frisou.

Após a entrega, os agricultores receberão assistência técnica para instalação dos equipamentos, bem como será realizado monitoramento mediante a sua utilização.

O presidente da Associação de Produtores Rurais da comunidade Sitiozinho, em Dom Expedito Lopes, ressaltou que os kits vai auxiliar na manutenção das horticulturas. 

"É um benefício enorme para a comunidade, pois lá a gente vive muito de horticultura. Essas hortaliças vão ajudar muito na renda da família, fomos contemplados com 28 kits de irrigação, agora é instalar e contar com uma produção ativa", pontuou.

Os kits de irrigação são do tipo gotejo em baixa pressão para área de 500 m². Para aquisição do material foram investidos R$ 231.000,00 (duzentos e trinta e um mil reais).

Na ocasião, foi assinado um contrato do Programa de Alimentação Saudável (PAS) para o município de Padre Marcos, e uma assinatura da ordem de fornecimento do PAS para o município de Picos. 

O PAS é um programa que adquire alimentos produzidos por agricultores familiares e direciona para entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Picos, a entidade beneficiada será a Associação dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí (APAESPI). Já em Padre Marcos, será beneficiada a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Padre Marcos (ASCOP).

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais