Cidadeverde.com

CGU Fiscalizará Cadastro Único em Picos: Detalhes sobre a ação

Imprimir

A Controladoria-Geral da União (CGU) iniciou uma operação de fiscalização do Cadastro Único, que inclui o programa Bolsa Família em 60 municípios incluindo Picos e Marcos Parente, no Piauí. A ação, que ocorre entre 16 e 20 de outubro, tem como foco as famílias compostas por apenas um integrante nesse cadastro.

A coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina, relata que:

O objetivo da fiscalização é verificar a veracidade das informações e eliminar inconsistências nos dados, a CGU também busca conscientizar a população sobre a importância de fornecer informações precisas e atualizadas", afirma.

Segundo a coordenadora, na cidade de Picos existe um percentual muito grande de pessoas recebendo o beneficios do Bolsa Família sem estar dentro dos critérios estabelecidos pelo programa, ela ainda explica que: 

O governo federal busca garantir que apenas famílias em situação de extrema pobreza ou pobreza recebam o benefício do Bolsa Família, a fiscalização, que envolverá visitas a domicílio, é uma medida para assegurar que o programa atinja os que realmente necessitam, evitando que pessoas com renda ou que coabitam com outras não se beneficiem indevidamente, ressalta. 

Imgem: Divulgação

Nesse contexto, as ações de busca ativa têm desempenhado um papel crucial na atualização do Cadastro Único. Núbia ressalta que muitos desafios ainda persistem, especialmente em conscientizar as pessoas sobre a importância de fornecer informações corretas. Após a fiscalização, a CGU planeja tomar medidas para ajustar os cadastros unipessoais indevidos. A coordenadora enfatiza que,

A população deve colaborar, mantendo dados atualizados e desligando-se voluntariamente do Cadastro Único, caso não se enquadre nos critérios de elegibilidade, relata.

Após a conclusão da operação de fiscalização, a CGU espera não apenas corrigir possíveis inconsistências nos cadastros, mas também fortalecer a confiança da população nos programas sociais. A iniciativa reforça o compromisso do governo em garantir que os benefícios alcancem aqueles que necessitam.

Por Edielson Mota
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais