Cidadeverde.com

Atual reitor João Paulo Macedo vence consulta eleitoral para reitoria da UFDPar

Imprimir

João Paulo Macedo e Vicente Borges, candidatos a reitor e vice-reitor da UFDPar pela Chapa 2

Por Roberto Araujo

O atual reitor pro-tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), João Paulo Macedo, venceu nesta segunda-feira (16) a consulta universitária dentro do processo eleitoral para escolha do próximo reitor da UFDPar. Segundo os dados oficiais, a chapa 2, encabeçada por João Paulo Macedo, teve 40,91% dos votos, enquanto a chapa 3, que tinha como candidata a reitora a professora Milka Meireles, teve 37,12% dos votos.

Em números reais, a candidata Milka Meireles teve mais votos: totalizou 1.174 votos contra 861 de João Paulo Macedo. No entanto, conforme a regulamentação da consulta eleitoral, os professores tem maior peso no cálculo do resultado: o segmento docente tem peso de 70%, enquanto os estudantes e servidores técnicos administrativos equivalem a 15% cada.

João Paulo Macedo teve mais votos no segmento docente: teve 106, contra 93 de Milka Meireles. João Paulo Macedo também ganhou no segmento de técnicos administrativos, com 37 votos, contra 32 da outra candidatura. Ela foi vitoriosa entre os discentes, onde venceu por 331 votos de diferença.

RESULTADO ELEITORAL POR SEGMENTO
DISCENTES
Milka Meireles - 1049
João Paulo Macedo – 718

TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS
João Paulo Macedo – 37
Milka Meireles - 32

DOCENTES
João Paulo Macedo – 106
Milka Meireles - 93

TOTAL
João Paulo Macedo – 861
Milka Meireles – 1.174

O processo eleitoral teve menos de 50% de comparecimento, sendo que mais 5 mil eleitores estavam aptos a votar, e pouco mais de 2 mil participaram. O dia foi de movimentação nas 10 seções com urnas eletrônicas, na votação que teve início às 8h e encerrou às 20h. Essa foi a primeira vez que a comunidade universitária foi às urnas para escolher o reitor para um mandato regulamentar de quatro anos. Desde a sua fundação, há cinco anos, a instituição é gerida por reitores pró-tempores (provisórios).

João Paulo Sales Macedo é reitor pro-tempore da UFDPar desde janeiro de 2023. Ele assumiu após a exoneração do ex-reitor Alex Marinho, que era investigado por estelionato. Teve como desafio finalizar o processo de desmembramento com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e promover o processo eleitoral para primeira escolha de reitor pela comunidade acadêmica. 

A votação da comunidade universitária é apenas uma etapa para o processo de escolha do próximo reitor da instituição. Com o resultado da votação, o Conselho Universitário deverá formar uma lista tríplice e encaminhar ao Ministério da Educação. A decisão final cabe ao presidente da República, que pode escolher um dos três nomes da lista formada pela instituição.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais