Cidadeverde.com

PGR espera contribuições de CPI do 8/1 e não descarta denúncia contra Bolsonaro

Imprimir

Foto: Alan Santos/PR

O relatório final aprovado pela CPI do 8 de janeiro é aguardado por integrantes da PGR (Procuradoria-Geral da República) que investigam os ataques golpistas ocorridos em Brasília. Há a expectativa de que o documento possa ajudar a esclarecer ou a otimizar apurações já capitaneadas pelo órgão.

Considerando a dimensão dos atos de 8 de janeiro, que reuniu centenas de atores, e a proporção da investigação, acredita-se que o documento da comissão parlamentar mista de inquérito possa ajudar a elucidar pontos analisados pela PGR e até mesmo trazer novas provas que ensejem novos inquéritos.

Será necessário paciência, no entanto, uma vez que o relatório elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPI, tem 1.333 páginas e precisará ser lido e filtrado com atenção.
Membros do órgão esperam que o material seja encaminhado para o subprocurador-geral Carlos Frederico Santos, que coordena o Grupo de Combate aos Atos Antidemocráticos na PGR. A decisão sobre o destino do relatório caberá à procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, que deve receber o texto nos próximos dias.

Integrantes da PGR a par das investigações do 8 de janeiro ouvidos pela reportagem não descartam o oferecimento de uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), um dos 61 indiciados pela CPI.

Eles alertam, contudo, que seria necessário ter em mãos uma prova consistente de seu envolvimento para sustentar a acusação. Do contrário, afirmam, o denunciado pode ser transformado em vítima perante a opinião pública.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, a senadora Eliziane Gama pediu o indiciamento de Bolsonaro pelos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado.

Segundo ela, diferentes fatos mostram "exaustivamente" que o ex-presidente "foi autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições, que culminou no dia 8 de janeiro de 2023".

A participação de Bolsonaro na teia golpista, segundo a senadora, foi exposta pelo programador Walter Delgatti Neto, o hacker da Vaza Jato, e pela delação premiada de seu principal ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.

Em depoimento à CPI, Delgatti disse que a campanha de Bolsonaro planejou forjar a invasão de uma urna eletrônica em 2022 e que o próprio ex-presidente pediu que ele grampeasse conversas do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais