Cidadeverde.com

Strans conclui rastreamento de ônibus e cria aplicativo para população acompanhar em tempo real os veículos

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, informou ao Cidadeverde.com que a instalação dos rastreadores com GPS nos ônibus do transporte coletivo de Teresina foi concluída e que está em desenvolvimento um aplicativo para a população conseguir acompanhar em tempo real a localização dos veículos.

Com o rastreamento dos ônibus, a Strans pretende acompanhar se os veículos estão realmente cumprindo as rotas estabelecidas, assim como o horário de saída e de chegada. Na capital são cerca de 290 veículos que realizam o transporte coletivo.

“Os rastreadores iniciamos dia 13 desse mês a instalação, finalizamos na semana passada e estamos na fase de inserção de dados no sistema do rastreador. Então a gente está colocando todas as rotas, os itinerários, e os horários no sistema”, explicou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Segundo o superintendente, com o rastreamento, um aplicativo está sendo desenvolvido para que o passageiro possa acompanhar em tempo real onde está o ônibus que deseja pegar.

“A gente está em conjunto com a Prodater finalizando um aplicativo, para apresentar ao usuário para que possa também ajudar nessa fiscalização efetiva. O usuário vai saber exatamente de onde é que o ônibus está saindo e qual o horário, se vai estar no seu itinerário correto, emitido pela ordem de serviço da Strans, então com isso a gente vai conseguir fiscalizar de forma mais efetiva e dar essa oportunidade para o usuário ter isso tudo na palma da mão, para se deslocar para a parada só quando o ônibus estiver chegando”, destacou.

Bruno Pessoa afirmou que o objetivo é que o usuário consiga também ter mais conforto ao utilizar o transporte coletivo. A previsão é que até novembro o aplicativo possa estar funcionando. 

“Isso vai ajudar até na segurança ao usuário, também para não ficar muito tempo exposto a sol, a chuva, enfim. Então isso tudo vai melhorar e dar mais conforto ao sistema. Estamos na fase final de inserção de informações no sistema, eu acredito que até novembro a gente já tem uma forma efetiva já funcionando”, destacou.

Atualmente o aplicativo Parada Online possui objetivo semelhante para acompanhar o trajeto de ônibus da capital. Nesse mesmo aplicativo também é possível para quem é estudante, recarregar o passe de ônibus.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais