Cidadeverde.com

Dia de campo mostra tecnologias para produção de goiabas no Sul do Piauí

Imprimir

Fotos: Elivaldo Barbosa/TV Cidade Verde

Por Elivaldo Barbosa

O cultivo de goiabeiras no vale do rio Gurguéia, Sul do Piauí, ganhou reforço tecnológico num dia de campo realizado neste sábado, 21,  em fazenda experimental da Universidade Federal do Piauí no município de Alvorada do Gurguéia, a 500 km de Teresina. O estudo mostra produção das variedades paloma e tailandesa em plantas enxertadas e resistentes ao nematóide, principal praga das goiabeiras.

O prefeito de Alvorada do Gurguéia, Lécio Gustavo, participou do dia de campo e destacou a importância da fazenda experimental da UFPI na geração de tecnologias para o desenvolvimento da fruticultura irrigada no Vale do Gurguéia.

 

“Temos parcerias com a Universidade Federal do Piauí com bons resultados para a produção do campo, que estimulam agricultores familiares e ajudam no desenvolvimento econômico do município”, afirmou Lécio Gustavo. 

O experimento é base para tese de doutorado do engenheiro-agrônomo Júlio Filho, desenvolvida na Universidade Federal do Piauí, campus de Bom Jesus. Segundo o professor Gustavo Pereira, orientador da tese, o estudo abre oportunidades tecnológicas para produção de goiabas na região, fruta com excelente potencial para mercados do Brasil e no exterior. O dia de campo especial reuniu técnicos, estudantes, produtores e lideranças políticas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais