Cidadeverde.com

Meteorologia alerta para chuvas intensas no Piauí; confira os municípios

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O estado do Piauí pode receber chuvas intensas e rápidas, com ventos, nas próximas 24 horas. Segundo alerta emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é que podem ocorrer chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h em municípios do Sudoeste e Centro-Norte do Estado.

O alerta é válido para as cidades de Amarante, Antônio Almeida, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Nazária, Palmeiras, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí. Além de chuvas e vento, a Semarh alerta para a queda parcial ou total de árvores e para a ocorrência de alagamentos nestes municípios.

Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, esse é um evento natural no Piauí.

A especialista explica que o Piauí está envolvido em um bolsão de ar seco e a entrada de úmida no Estado gera essas chuvas.

Início das chuvas no extremo-sul do Piauí

A climatologista destaca que o período chuvoso de aproxima. E que a partir de agora, o Piauí começa a receber chuvas isoladas, principalmente, nos municípios localizados no extremo-sul do Estado.

" A medida que adentrarmos no mês de novembro essas chuvas estão ficando mais comuns. O período chuvoso se aproxima e, agora, vamos começar a observar chuvas isoladas no extremo sul do Piauí", diz Sara Cardoso.

Chuvas no Centro-Norte e Norte do Piauí

No Estado, tradicionalmente, o período chuvoso ocorre entre os meses de dezembro e abril. Nos municípios do Centro-Norte e Norte do Piauí as chuvas devem começar já em dezembro.

"Quando adentrarmos no mês de dezembro as chuvas vão começar a ocorrer nos municípios do Centro-Norte e do Norte do Piauí, com as mesmas características, as primeiras chuvas serão intensas, rápidas e condições de ventos moderados", alerta a especialista.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais