Cidadeverde.com

Cresce o número de furtos de cabos de energia em Picos

Imprimir

Por Edielson Mota

Nos últimos 90 dias, a cidade de Picos, no Piauí, testemunhou um aumento alarmante nos furtos de cabos da rede de energia elétrica. A concessionária de energia elétrica no estado registrou, nesse período, um total de 12 ocorrências de furtos, afetando tanto a rede de distribuição como os clientes individuais na cidade.

Esses furtos de cabos de energia elétrica, além de causarem prejuízos substanciais para as empresas de fornecimento de energia, também impactam diretamente a população e representam um risco significativo de choque elétrico para aqueles que praticam esse tipo de furto. Os cabos elétricos e outros equipamentos da concessionária contêm cobre, um material valioso que é extraído e posteriormente comercializado.

De acordo com informações fornecidas pela empresa de energia, esses 12 casos de furtos ocorridos em Picos afetaram entre 1.000 a 2.000 pessoas, deixando-as temporariamente sem energia. O coordenador executivo de serviços técnicos e comerciais da concessionária, Leandro Mota, afirmou que a empresa está tomando medidas para combater esses furtos. O coordenador relatou:

"Estamos buscando parcerias com a Secretaria de Segurança Pública para aumentar a presença de viaturas nas áreas vulneráveis e implementar estratégias para reagir imediatamente a esses furtos. Além disso, estamos fazendo investimentos significativos na nossa rede. No último ano, investimos cerca de 1,3 milhões de reais para combater esse problema. Estamos procurando soluções inovadoras e equipamentos que possam detectar interrupções imediatamente."

Além dos esforços da concessionária, também está ocorrendo uma busca ativa por locais de venda do cobre furtado, como sucatas. A empresa está solicitando parcerias com as autoridades de segurança pública para resolver esse problema crescente. Mota ressaltou que, além de ser crime, o furto de cabos de energia elétrica é extremamente perigoso. As pessoas envolvidas nesse tipo de atividade ilegal estão sujeitas a descargas elétricas que podem causar sequelas graves ou até mesmo levar à morte.

O 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos informou que, até o momento, não recebeu comunicações formais sobre esse tipo de crime na região. Contudo, é fundamental que a comunidade e as autoridades continuem trabalhando juntas para conter essa prática ilegal e perigosa que afeta a todos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais