Cidadeverde.com

Teresina abre primeiro Ambulatório do Luto do Nordeste com serviço psicológico para pacientes e familiares

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo inaugurou nesta quarta-feira (25) o Ambulatório do Luto, um serviço de apoio psicológico direcionado para pacientes em cuidados paliativos e seus familiares. A iniciativa deste tipo de ambulatório é a primeira do Nordeste e a segunda do Brasil.

“A saúde mental tem uma relação direta com a questão relacionada às perdas que tantas vezes produzem problemas de natureza psiquiátrica e psicológica, então o nosso trabalho em saúde mental é exatamente acolher essas demandas que a pessoa que está dentro desse processo de perdas familiares por questões de diagnósticos graves, onde os cuidados vão ser paliativos, passa. A rotina dela está mudando, os sentimentos dela vão ficar extremamente abalados, então tudo isso é tema para que a gente possa ter o suporte psicológico para essa pessoa”, explicou a psicóloga Sandra Cunha, que faz parte do projeto.

Psicóloga Sandra Cunha

Para ter acesso aos atendimentos, o paciente ou familiar deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar consulta com o médico, que fará o encaminhamento para o Lineu Araújo.

“Aqui, eles passarão pelo atendimento com a assistência social, que encaminha para o agendamento da primeira consulta. Nas sessões subsequentes, o agendamento é feito no próprio Lineu Araújo sem passar novamente pela UBS”, destaca a gerente de enfermagem do Lineu Araújo, Ana Maria Carvalho.

Além de duas psicólogas, que realizam atendimentos às quintas e sextas no período da manhã, os médicos de outras especialidades do Centro Lineu Araújo também podem acompanhar o paciente.

“Tem enfermeiro, assistente social, tem médicos, principalmente da área que mais cuida de paliativos, que é a endocrinologia e geriatria, mas temos nefrologistas e neurologistas participando do projeto. O Lineu, como um todo, um centro de especialidades, todos os médicos então estão englobados nisso”, acrescentou Ana Maria Carvalho.

Enfermeira Ana Maria Carvalho 

A iniciativa é fruto do curso em cuidados paliativos do Proadi SUS, ministrado pelo Hospital Sírio Libanês no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

“O Ambulatório do Luto trabalha não só o luto no sentido de perda de vida, mas a perda. Então, o paciente está com o diagnóstico de uma doença, por exemplo, o diabetes, ele já está no Ambulatório do Luto porque ele vai deixar de ter muitas coisas na vida dele, ele pode ter depressão e ansiedade, e ele precisa ser acompanhado. O ambulatório também dá suporte à família do paciente porque muitas vezes o cuidador pode estar até mais traumatizado que o paciente. O objetivo é trazer conforto para o paciente e sua família”, finalizou a gerente de enfermagem.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais