Cidadeverde.com

Brasileiros preveem consumo moderado durante o Black Friday

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O cenário econômico revela sinais de cautela entre os consumidores em meio à aproximação da Black Friday. Segundo balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve um leve avanço de 0,3% na intenção de consumo das famílias em outubro, totalizando 104,2 pontos no indicador. Apesar do número manter um nível de satisfação, o leve crescimento comprova a desaceleração do índice.

"A desaceleração da inflação, que inicialmente impulsionou de maneira positiva a renda e o consumo, parece ter perdido vigor a partir de agosto, levando os consumidores a adotar uma postura mais cautelosa no segundo semestre", explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele ressalta, no entanto, que há um impacto positivo notável na intenção de compra de bens duráveis, com um crescimento de 2,4% no último mês.

A cautela nas compras atinge consumidores de todas as faixas de renda. Tanto as famílias que recebem até 10 salários mínimos como aquelas com renda superior ao valor têm apresentado desaceleração nas perspectivas de consumo. Entre as famílias de menor renda, o indicador para os próximos três meses cresceu apenas 0,2% em outubro, enquanto entre os consumidores de alta renda houve um avanço de 0,5%.

No recorte por gênero, a intenção de consumo das mulheres avançou mais do que a dos homens nas comparações mensal e anual (+1,5% e +22,6%, respectivamente, ante +1,3% e +17,3%). Dentre as mulheres, 41% apontam que pretendem ampliar o consumo nos próximos meses, cenário que alcançou 39,7% do público masculino. 

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais