Cidadeverde.com

Bombeiros registram 15 incêndios durante final de semana em Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução/ Internet

Por Marina Sérvio e Rebeca Lima 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários incêndio em Teresina durante o ultimo final de semana. Internautas enviaram ao Cidadeverde.com imagens de queimadas no bairro Parque Sul, no final da tarde deste domingo, e no bairro Ininga, no sábado, ambos em terrenos sem construções.

Segundo assessoria do Corpo de Bombeiros, ao todo  foram  registradas 15 ocorrências de incêndio atendidas apenas em Teresina. Entre os casos estão incêndios florestais e urbanos. Altas temperaturas e baixa umidade podem estar diretamente relacionadas ao aumento de casos. 

Inclusive, no ultimo sábado (28) treze cidades do Piauí registraram as maiores temperaturas do país, a maioria com mais de 40 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

 

Terrenos baldios 

Mais de 80% dos incêndios que ocorrem na zona urbana dos municípios piauienses são em terrenos baldios, segundo o Corpo de Bombeiros. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o subcomandante da corporação, coronel José Veloso, explicou que esse é um problema complexo já que esses locais ficam abandonados e sem cuidados.  

“O terreno que pega fogo, o dono não mora dele, o dono não cuida dele e os incomodados, as vítimas em potencial que sofrem maior prejuízo são os vizinhos e os vizinhos que acabam tendo que cuidar e se preocupar. Esses terrenos baldios geralmente vira deposito de lixo, a vegetação cresce e ele se transforma também em esconderijos para práticas criminosas”, explicou. 

O subcomandante destacou também que em alguns casos, os próprios vizinhos fazem queimadas nesses espaços para queimar o lixo acumulado e tirar a vegetação. 

“Então tem um problema de segurança pública, o esconderijo, saúde pública, o lixo e a própria vizinhança que para se livrar desse problema toca e vem o fogo como solução e como problema”, acrescentou. 

Quando há a ocorrência de fogo em terrenos baldios, o coronel José Veloso informa que a primeira atitude a ser tomada e ligar para os bombeiros no telefone 193 e em seguida remover objetos e automóveis que estejam próximos ao incêndio. 

“Em caso de incêndio é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e tentar afastar todo o material que pode pegar fogo dentro da zona de risco. A radiação emitida pelas chamas pode expandir o fogo por cinco a dez metros, então é tirar carros, motos, madeira, objetos fáceis de queimar, que estão próximo do fogo”, ressaltou.

Já para evitar que o incêndio não se aproxime das residências, a solução é fazer um aceiro, que são faixas ao longo de cercas ou muros onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo. 

“O melhor cenário e fazer esse aceiro, essa limpeza no terreno, porque às vezes os vizinhos jogam o lixo do lado do terreno e o lixo é inflamável, então fazer de três a quatro metros de limpeza do terreno”, finalizou o subcomandante do Corpo de Bombeiros. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais