Cidadeverde.com

ONG do Piauí é uma das 6 finalistas do Brasil em prêmio nacional Pacto Contra Fome

Imprimir

Fotos: Instituto Novo Sertão

Por Caroline Oliveira

O Instituto Novo Sertão, que atua em Betânia do Piauí, a 520 km de Teresina, foi uma das seis organizações não-governamentais vencedoras do prêmio Pacto Contra Fome que tem parceria com a ONU e a Unesco. O projeto Quintais Produtivos foi reconhecido como um dos destaques no combate à insegurança alimentar no Brasil. 

O projeto produziu mais de 6 toneladas de alimentos orgânicos no semiárido piauiense nos anos de 2021 e 2022, contribuindo para a retirada de centenas de sertanejos da insegurança alimentar e dando acesso a comida de qualidade nutricional. 

A cerimônia aconteceu na última quinta-feira (26), no Memorial da América Latina em São Paulo. Foram inscritos mais de 310 projetos de todas as regiões do país, que tinham como objetivo dar visibilidade às iniciativas de combate à insegurança alimentar, que afeta hoje cerca de 33 milhões de brasileiros. 

A visão do Pacto é que, até 2030, nenhum brasileiro passe fome, e uma das abordagens fundamentais para alcançar esse objetivo é dar visibilidade às iniciativas de combate à insegurança alimentar em todo o país.

De acordo com o diretor executivo do Instituto Novo Sertão, José Carlos Brito Filho, a premiação que recebeu no valor de R$ 100 mil e o suporte da consultoria da XP, a organização planeja expandir suas ações no Piauí e replicar sua metodologia de produção de alimentos em comunidades rurais de toda a região.

“Com essa premiação do Pacto contra a Fome, nossa intensão é expandir a atividade de agricultura familiar, geração de renda e produção de alimento orgânico aqui no sertão nordestino, podendo aplicar a nossa metodologia com outras comunidades da região e atender mais famílias vulnerabilidade que também sofrem com a insegurança alimentar e agora vão produzir alimento na sua própria cidade e na sua comunidade. A nossa ideia é poder contratar novos educadores, poder comprar insumos para produção e servir essas comunidades aqui do nosso entorno que a gente sabe que tem essa dificuldade de produção de alimento e com essa premiação a gente vai poder atender e replicar o que tem dado certo em mais famílias aqui no sertão. Então pra gente vai ser algo muito estratégico, em poder atender mais pessoas e fazer aquilo que o prêmio tem como objetivo, que é tirar a pessoas da insegurança alimentar e garantir que até 2030 não haja ninguém com fome mais no nosso país”, explicou José Filho, conhecido como Zé da Água.

A ONG atua há oito anos em Betânia e região além dos quintais, desenvolve projetos de levar poços e cisternas para quem comunidades carentes e ainda atua na área social e esportiva com crianças. O Instituto se dedica a promover a inclusão social e a capacitação de comunidades para melhorar a qualidade de vida na região semiárida do Piauí.

Entre as 100 melhores ONGs do Brasil

Além do prêmio do Pacto Contra Fome, o Instituto Novo Sertão foi reconhecido como uma das "100 Melhores ONGs do Brasil", pelo terceiro ano consecutivo. Este prêmio é concedido pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar e a ONG é uma das poucas do nordeste a figurar nesta lista.

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs têm reconhecido o trabalho essencial das organizações não governamentais no Brasil, servindo como um guia para doações e incentivando boas práticas, contribuindo para aprimorar a gestão de todas as organizações participantes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais