Cidadeverde.com

Previsões apontam para poucas chuvas nos últimos meses do ano de 2023 no Piauí

Imprimir

Por Bianca Vasconcelos (*)

Com temperaturas ultrapassando os 40°C nos últimos meses, parte do estado do Piauí não deverá ter mudanças nos próximos meses. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os meses de novembro e dezembro de 2023 e janeiro de 2024 apontam que a maior parte do estado deverá ter poucas chuvas.

A previsão aponta que no Norte do Piauí, deve continuar com tempo mais seco e pouca previsão de chuvas. Já no Sul do estado, em especial na região dos Cerrados, o próximo trimestre deve ter precipitações.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, o climatologista Werton Costa explica que os próximos meses terão diferentes perspectivas de precipitação a depender da região do Piauí.

"Já tem algumas chuvas em novembro, a gente vai ter um sistema frontal, já temos umas chuvas esporádicas, a gente tem também entrada de umidade amazônica, agora na faixa Norte, ela é mais seca naturalmente, o El Niño apenas potencializa".

O especialista também explica que o atual período de altas temperaturas se deve a vários motivos, entre eles está o fenômeno El Niño. Um fenômeno natural que altera temporariamente a distribuição de umidade e calor no planeta.

“O El Niño, o que ele faz, a falta de chuva é por conta de uma camada de ar muito seco que cria uma pressão elevada impedido a formação das nuvens. Então, enquanto esse fenômeno estiver posicionado sobre o Norte e Nordeste do Brasil, todo corredor de umidade sofre um desvio. Mas isso vai realmente dificultar a entrada total da umidade? Não, nós teremos chuvas sim, inclusive todas as previsões apontam para isso,” afirmou Werton Costa.

A região Sudeste segue sendo uma área que enfrentará bastante dificuldade do ponto de vista climático. Além do clima semiárido, essa região oscila entre picos de temperaturas mais elevadas e picos de baixa umidade.

Ainda de acordo com o climatologista, em novembro, as chuvas com condições termodinâmicas juntamente com o calor, pode ser torrencial (chuvas geralmente rápidas e com a ocorrência de trovões e relâmpagos).

Veja também: Treze cidades do Piauí registram as maiores temperaturas do país; mais de 40°C

Bombeiros registram 15 incêndios durante final de semana em Teresina

(*) Estagiária sob supervisão

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais