Cidadeverde.com

Em 2023, número de mortes violentas cresce 60% em Picos

Imprimir

Foto: Arquivo- Cidadeverde.com

Por Paula Monize

Os crimes contra a vida cresceram consideravelmente, em 2023, no município de Picos. Segundo dados levantados pelo Cidadeverde.com neste ano já foram registradas 16 mortes, número é 60% maior do que o notificado em 2022, onde foram contabilizadas 10 mortes.

Entre as vítimas 14 respondem a pessoas do sexo masculino e 02 do sexo feminino. São elas: Igor da Silva de Sousa, 23 anos; João Saturnino de Lima, 57 anos; José Alves de Sousa, Geraldo Severiano Rodrigues, 44 anos; Elísio Serafim Sobrinho Neto, 29 anos; Jardir Ribeiro da Silva Júnior (Gordinho); Antônio Marques Gomes da Silva, 48 anos; Oziel Pereira da Silva; Paulo Marciano da Silva; José Cícero Lima dos Santos, 40 anos; Deybson Rodrigues Pinheiro, Anselmo Pimentel Barbosa, Benevaldo Benedito de Sousa, 47 anos, Rafael Menezes da Silva, 29 anos.

Entre as mulheres, estão Marinalva Maria da Costa e Mardilla Fernanda Bezerra Nonato. No tocante as causas das mortes, estas foram motivadas por disparos de arma de fogo, facadas, pauladas e espancamento. 

As mortes mais recentes ocorreram na última sexta-feira (07), onde criminosos invadiram uma residência, no bairro Conduru, e efetuaram disparos contra Mardilla Fernanda Bezerra Nonato e Anselmo Pimentel Barbosa. Ambos, possuíam passagem na Polícia por tráfico de drogas.

Investigação

Os crimes de assassinatos estão sendo investigados pela Delegacia de Combate à Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT). Em alguns dos casos, os suspeitos de serem os autores das mortes já foram presos.

Existe ainda a suspeita de que alguma das mortes tenha relação com a atuação de organizações criminosas. O delegado de Polícia Civil,  Alexandre D'Alcantâra titular interino da DFHT, confirmou esta suspeita.  "O aumento se deve a uma maior presença de organizações criminosas na região", frisou.

Policiamento

Diante do aumento de mortes, a Secretaria de Segurança Pública vai dar continuidade a operações com foco no aumento do policiamento ostensivo e investigativo. A informação foi confirmada pelo superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública, delegado Matheus Zanatta.

“Tem sido uma grande preocupação do secretário de Segurança Pública, onde foi nos pedido para que nós implementassem o reforço concentrado na região de Picos, como foi feito em outras cidades. Esse reforço tem como objetivo aumentar o policiamento investigativo e também o policiamento ostensivo. Uma das políticas de trabalho é o combate às facções, por isso foram criadas nove delegacias de combate às facções, vamos dar continuidade às operações, vamos continuar nesse esforço integrado”, declarou o delegado Matheus Zanatta.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais