Cidadeverde.com

Vendaval derruba árvores, interrompe estradas e causa estragos na zona rural de Palmeira do Piauí

Imprimir

Por Roberto Araujo

O mês de novembro começou com contagem de prejuízos para alguns moradores da zona rural de Palmeira do Piauí, localizada a 577 km de Teresina. Na noite de terça-feira (31), um forte vendaval acompanhado de chuva derrubou árvores, interrompeu estradas e destelhou casas

As localidades Cocal, Belo Monte, Forno Velho e Fortaleza foram as mais atingidas. Só na manhã desta quarta (1º) foi possível perceber melhor a situação. Um engenho artesanal utilizado para produção de cachaça foi destruído. Telhados de casas, escolas e de uma unidade básica de saúde (UBS) chegaram a ser levados pelo vento. 

O dano também foi ambiental. De acordo com um levantamento preliminar feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmeira do Piauí, pelo menos 150 buritizeiros foram arrancados pela força dos ventos. Centenas de árvores foram derrubadas, e em torno de 15 estradas e vias vicinais ficaram com o tráfego impossibilitado. Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Jansen Rodrigues, a quantidade de árvores arrancadas e a forma indica que a velocidade dos ventos foi superior a 150 km/h.

"Para derrubar buriti, é um vento com velocidade muito alta. Buriti é uma palmeira que se fixa no chão, e o vento arrancou pela raiz diversos buritizais (...) nós não temos estações para definir a quantidade exata, mas pela nossa experiência, podemos dar uma estimativa de 150 km/h", disse ao Cidadeverde.com

A energia e o fornecimento de água também chegou a ser interrompido. O  trabalho nesta quinta foi de retirar as árvores derrubadas, retomar o fornecimento de energia e de água, e reparar os prédios que tiveram prejuízos. O secretário de meio ambiente disse que vai enviar um relatório ao Ministério do Meio Ambiente para registrar o evento como desastre natural.

"Existe uma base nacional de desastres nacionais, e o que a gente está fazendo é um relatório, que vamos concluir até sexta, da quantidade exata de buritis, cajueiros, plantas nativas que foram derrubadas. Vamos fazer o relatório completo com foto e vídeo, a quantidade e incluir na base de desastres naturais", informou.

Apesar da velocidade dos ventos, não houve registro de pessoas feridas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais