Cidadeverde.com

Abstenção foi de 28,1% no primeiro dia do Enem 2023, diz ministro

Imprimir

Foto: Luis Fortes/Mec

 

Dados preliminares apontam que 71,9% dos inscritos no Enem 2023 compareceram no primeiro dia de prova, ou seja, o percentual de ausentes ficou em 28,1%. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite deste domingo (5.nov), em coletiva de imprensa. Em 2022, a abstenção foi de 28,3% no primeiro dia.

Em 2023, no total, 3.939.242 pessoas se inscreveram para fazer o Enem, 13,1% a mais do que na edição do ano passado.

Pelos dados preliminares do Enem 2023, o Amazonas foi a unidade federativa com o maior percentual de ausentes: 44% dos inscritos no estado não compareceram no primeiro dia. "São Paulo, que era uma preocupação, ficou abaixo da média [nacional], 26,8%", pontuou Camilo Santana.

O ministro informou que, no primeiro dia, 4.293 estudantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, não atender orientações dos fiscais ou outras situações; e 905 participantes foram afetados por problemas logísticos, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água.

Ainda na coletiva, fez um pedido aos governadores e prefeitos que garantiram a gratuidade no transporte público hoje ou reduziram o preço das passagens para que repitam e fortaleçam isso no segundo dia do exame (12 de novembro). Além disso, ressaltou que esta foi a primeira vez que as provas do Enem e a primeira também que os cartões de resposta foram ampliados para pessoas com deficiência visual. 

"Dizer que este ano foi um ano que a gente conseguiu reverter um pouco a tendência que era decrescente das inscrições do Enem, até o ano passado. Tivemos aí praticamente cerca de 500 mil inscritos a mais, comparado com o ano de 2022. Então isso é um esforço também que o governo tem feito para retomar que os nossos jovens realizem o Enem e realizem a esperança da construção dos sonhos de fazer uma universidade".

Ele prosseguiu: "Também é a primeira vez que o Nordeste brasileiro foi a região que mais tivemos inscritos no Enem. E mais dos 60% dos inscritos são mulheres. Portanto, são informações para nós importantes nessa primeira etapa do Enem 2023".

A aplicação do exame hoje envolveu 1.750 municípios, com 9.396 locais de prova, 10.086 coordenadores e 132.466 salas de aplicação das provas em todo o país.

Divulgação de imagens

De acordo com Camilo Santana, a Polícia Federal (PF) já está investigando os fatos em relação à divulgação de imagens da prova nas redes sociais. "Inclusive fizeram duas diligências, uma em Pernambuco, onde um proprietário de conteúdo digital divulgou a imagem, portanto já houve essa diligência, e outra diligência aqui também no Distrito Federal. Então eu conversei com o ministro Flávio Dino, conversei com o superintendente da PF".

Portanto, disse, a polícia está engajada para fazer toda a identificação e poderá realizar outras diligências nas próximas horas para que seja identificada "essa divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas".

Conforme o presidente do Inep, Manuel Palacios, "não há nenhuma possibilidade" de envolvimento de qualquer servidor do Inep no caso "até porque eles não tiveram acesso a essas provas no momento de sua aplicação".

Reaplicação

Na coletiva, Manuel Palacios pontuou que, nos casos em que o participante não conseguiu fazer a prova por dificuldades de acesso em regiões afetadas por alguma calamidade, o Inep, para cada solicitação de reaplicação do exame, vai avaliar a procedência do pedido e atenderá nos casos que for confirmado o problema.

"Há também registros durante a própria aplicação de situações involuntárias que impediram a execução das provas. E nesses casos também serão aceitas as solicitações de reaplicação. Claro, além disso, os casos de doença".

Os inscritos para o Enem 2023 que eventualmente tenham sido alocados em locais de prova com distância superior a 30 km do domicílio e não puderam comparecer no dia do exame poderão fazê-lo nos dias 12 e 13 de dezembro.


Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais