Cidadeverde.com

Com casos suspeitos de catapora, Teresina recebe 2 mil doses de vacina contra a doença

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

Teresina registrou dois casos suspeitos de varicela, conhecida como catapora. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) diz que não há surto, mas alerta para a importância da vacinação. O imunizante contra a doença estava em falta, mas o estoque foi reabastecido, nesta terça-feira (07), com 2 mil doses. 

“Não temos surto, estamos investigando dois casos suspeitos. Contudo, fica o pedido para vacinação das crianças. O melhor é não adoecer. Geralmente, nos meses de setembro a novembro, são mais comuns acontecerem casos. Para não acontecer é necessário fazer a vacinação”, afirma Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS.

Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. Assim como quem já foi vacinado, não adquire a doença. 

Amparo Salmito alerta que a catapora pode trazer complicações como encefalite graves, doenças neurológicas e até morte. 

"A forma grave pode levar à morte quando atinge além da pele, pode levar a complicações pulmonares e pode levar a um quadro de encefalite, quer dizer, a infecção no sistema nervoso central pelo vírus. As características são dores, vômito, crises convulsivas e outras manifestações", explica a médica. 

Ela destaca que os imunizantes estão disponíveis nas salas de vacinas do município. A orientação é que seja observada a caderneta de vacinação da criança. Já se houver comprovação da doença, por meio de diagnóstico clínico, o ideal é que todas as crianças que tiveram contato com o paciente infectado sejam imunizadas. 

"Estamos disponibilizando para a imunização das pessoas que ainda não estão vacinadas. Então, se seu filho ainda não foi vacinado é importante levar em uma das unidades de saúde. Criança vacinada não adoece", enfatiza Salmito. 

A gerente de epidemiologia da FMS complementa que a vacina contra o vírus Varicela é 100% segura e desmistifica antigas crenças populares. 

"Aquilo que os avós faziam de colocar uma criança com catapora com outras saudáveis, para todo mundo pegar junto, para não ter uma forma mais grave no futuro, agora se pensa diferente. Isso não existe mais! a vacina é 100% eficaz e não adoecer é melhor que adoecer. A escolha é vacinar para não adoecer". alerta Salmito. 

 

O que é catapora (Varicela)? 

A aatapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças e com incidência no fim do inverno e início da primavera.

Quais são os sintomas da catapora (Varicela)?

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Os principais sinais e sintomas da doença são: manchas vermelhas e bolhas no corpo; mal estar; cansaço; dor de cabeça; perda de apetite; febre baixa.

Quais são as complicações da catapora (Varicela): encefalite; pneumonia; infecções na pele e ouvido.

Como é feito o tratamento da Varicela (Catapora)? No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

Como prevenir a catapora (Varicela)?

As principais medidas de prevenção e controle da catapora (varicela) são:

Vacinação. Lavar as mãos após tocar nas lesões

Isolamento: crianças com varicela não complicada só devem retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas. Crianças imunodeprimidas ou que apresentam curso clínico prolongado só deverão retornar às atividades após o término da erupção vesicular.

Pacientes internados: isolamento de contato e respiratório até a fase de crosta.

Desinfecção: concorrente dos objetos contaminados com secreções nasofaríngeas.

Imunoprofilaxia em surtos de ambiente hospitalar.

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais