Cidadeverde.com

Cinco das oito atividades do varejo recuam em setembro ante agosto, revela IBGE

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Cinco das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em setembro ante agosto, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido cresceu 0,6%.

Houve expansão em Móveis e Eletrodomésticos (2,1%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,6%), e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,4%).

Na direção oposta, as perdas ocorreram em Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,1%).

No comércio varejista ampliado - que agora inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício - houve alta de 0,2% em setembro ante agosto. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 0,9%, enquanto Material de construção caiu 2,0%.

Com a reformulação periódica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o desempenho do varejo ampliado com ajuste sazonal inclui os dados do atacado alimentício, nova atividade investigada. No entanto, ainda não há divulgação de dados individuais para o atacado de produtos alimentícios na série com ajuste sazonal.

O IBGE explica que é necessário ter uma série histórica mais longa para ter uma base de dados consistente para as divulgações ajustadas sazonalmente.

Comparação com setembro de 2022

Segundo o IBGE, quatro das oito atividades que integram o varejo registraram recuos em setembro de 2023 ante setembro de 2022. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 3,3%.

Houve avanços em Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (5,9%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,8%) e Móveis e eletrodomésticos (2,0%).

Os recuos foram registrados por Livros, jornais, revistas e papelaria (-18,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9,1%), Combustíveis e lubrificantes (-8,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-2,6%).

No varejo ampliado - que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 2,9% em setembro de 2023 ante setembro do ano anterior.

O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 8,9% em relação a setembro de 2022, Material de Construção teve recuo de 5,6%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 7,0%.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais