Cidadeverde.com

Cirurgiões em Nova York anunciam o primeiro transplante de olho inteiro do mundo

Imprimir

Cirurgiões de Nova York anunciaram nesta quinta-feira (9) a realização do primeiro transplante de olho inteiro no mundo. Aaron James, de 46 anos, precisou ter o olho esquerdo removido após sofrer uma grande lesão em um acidente com linhas de alta tensão em 2021.

O veterano de guerra também perdeu o braço esquerdo e teve boa parte do rosto desconfigurado. Há seis meses, James passou por um transplante parcial de rosto, com a reconstrução da boca e do nariz, o que possibilitou a criação de uma cavidade para a tentativa inédita de transplantar um olho completo.

Hoje, os transplantes de córnea -- o tecido transparente na frente do olho -- são comuns para tratar certos tipos de perda de visão. Mas transplantar o olho inteiro -- o globo ocular, o seu suprimento sanguíneo e o nervo óptico crítico que deve conectá-lo ao cérebro -- é algo inédito.

Durante a operação de 21 horas, os cirurgiões da NYU Langone Health acrescentaram uma reviravolta experimental: quando cortaram o nervo óptico doado ao que restava do original de James, injetaram células estaminais especiais do doador na esperança de estimular a sua reparação e quem sabe possibilitar a reparação da visão no futuro.

A cirurgia de James oferece aos cientistas uma janela sem precedentes sobre como o olho humano pode ser curado.

"Não estamos afirmando que vamos restaurar a visão", disse o Dr. Eduardo Rodriguez, chefe de cirurgia plástica da NYU Langone, que liderou o transplante. "Mas não tenho dúvidas de que estamos um passo mais perto."

Alguns especialistas temiam que o olho murchasse rapidamente como uma passa. Em vez disso, quando Rodriguez abriu a pálpebra esquerda de James no mês passado, o olho doado estava tão saudável quanto o olho direito do paciente. Os médicos observaram um bom fluxo sanguíneo e nenhum sinal de rejeição.

Agora os pesquisadores começaram a analisar varreduras do cérebro de James que detectaram alguns sinais intrigantes do nervo óptico que proporciona visão, mas estava lesionado.

Um cientista que há muito estuda como tornar os transplantes de olhos uma realidade considerou a cirurgia emocionante.

Jeffery Goldberg, presidente de oftalmologia da Universidade de Stanford, chamou isso de "uma validação incrível" de experimentos com animais que mantiveram vivos os olhos transplantados.

O obstáculo é como fazer crescer novamente o nervo óptico, embora os estudos em animais estejam progredindo, acrescentou Goldberg. Ele elogiou a "audácia" da equipe da NYU em buscar o reparo do nervo óptico e espera que o transplante estimule mais pesquisas.

A grande incógnita ainda é quanto o olho vai funcionar

A oftalmologista da NYU, Dr. Vaidehi Dedania, fez uma bateria de testes. Ela encontrou danos esperados na retina sensível à luz na parte posterior do olho. Mas disse que parece haver células especiais suficientes, chamadas fotorreceptores, para fazer o trabalho de converter luz em sinais elétricos, um passo na criação da visão.

Normalmente, o nervo óptico enviaria esses sinais ao cérebro para serem interpretados. O nervo óptico emendado de James claramente não é saudável. No entanto, quando a luz incidiu no olho doado durante uma ressonância magnética, o exame registrou alguma atividade cerebral, mas na área errada.

Isso empolgou e confundiu os pesquisadores, embora possa ser simplesmente um acaso, alertou o Dr. Steven Galetta, especialista em olhos e cérebro e presidente de neurologia da NYU Langone. Só o tempo e mais estudos poderão dizer.

Ainda assim, a cirurgia representa um tremendo avanço, de acordo com o Dr. David Klassen, diretor médico da Rede Unida para Compartilhamento de Órgãos, que administra o sistema de transplantes dos Estados Unidos.

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: saúde