Cidadeverde.com

PM realiza solenidade ao Dia da Bandeira com mais de 50 promoções de oficiais

Imprimir

Foto: Ascom/PM-PI 

A Polícia Militar do Piauí realiza neste sábado (18), a solenidade Cívico-Militar Alusiva ao Dia da Bandeira no Quartel do Comando-Geral, localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. O momento contará com desfiles, concessão de diplomas de Amigo da Polícia Militar e diplomas de Honra ao Mérito, além de promoções de Oficiais e Praças da PMPI.  

A cerimônia acontecerá a partir das 19 horas. De acordo com o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a data celebra o símbolo máximo da pátria.

"Amanhã teremos a solenidade em comemoração ao dia 19 de novembro, que é o Dia da Bandeira. A bandeira representa toda uma pátria, onde tem a bandeira do Brasil, tem a representatividade da ordem e do progresso. As polícias militares competem o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo fardado. E nosso foco hoje em dia é justamente a prevenção. A elevação da sensação de segurança pela presença das forças policiais no estado do Piauí. Cada vez mais estamos elevando esse nível”, disse. 

Na ocasião, mais de 50 oficiais de praças serão promovidos. Para o Comandante-Geral, o momento marca mais uma etapa de progressão de carreira dos profissionais, que se dedicam diariamente no exercício da profissão. As promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade e merecimento. 

“Nós antecipamos para o sábado à noite essa comemoração, que nessa ocasião teremos as promoções da Polícia Militar. É uma outra data que motivamos nossa tropa, com a progressão da carreira de vários profissionais que se sacrificam diariamente para proteger nossa sociedade. Então, amanhã mais de 50 profissionais serão promovidos por antiguidade e merecimento, teremos também o diploma daqueles policiais que se destacaram nas suas funções e também é concedido diploma da Polícia Militar, para aquelas personalidades que colaboraram e colaboram, fazendo parte do dia-a-dia como irmãos que são da nossa instituição, que completou seus 188 anos esse ano. Tivemos no meio do ano mais de 2 mil e agora mais promoções. É a valorização profissional que o governo do Estado, sob a pessoa do governador Rafael Fonteles e do nosso secretário Chico Lucas têm feito para a instituição PMPI, a qual comandamos com muita honra e orgulho", frisa Scheiwann Lopes. 

A lista completa dos agraciados com os diplomas, além dos oficiais e praças promovidos, você pode conferir na íntegra no link: http://www.pm.pi.gov.br/noticia.php?id=12801

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.

Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais