Cidadeverde.com

Economia e Ecologia não podem mais estar em contradição, afirma Haddad

Imprimir

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou a atenção nesta sexta-feira (17) para a falsa contradição entre desenvolvimento econômico e meio ambiente e disse que, dada a grave crise climática, os efeitos do aquecimento global terão que ser enfrentados ao mesmo tempo em que a sociedade tenta construir um novo mundo.

"A Economia e a Ecologia não podem mais estar em contradição. Precisamos pensar em cada detalhe o que estamos produzindo e consumindo para assegurar a vida humana na terra", declarou Haddad, durante participação em evento realizado por organizações da sociedade civil que discutiu o plano de transformação ecológica, como é chamada oficialmente a agenda verde do governo.

Em contraposição aos negacionistas do aquecimento global - os mesmos, segundo o ministro, que negaram a pandemia e as vacinas -, Haddad disse que o governo está do lado do conhecimento e da ciência na agenda climática.

O ministro frisou que cientistas que acompanham o avanço das emissões de carbono estão apavorados com efeitos, já presentes no mundo, que estavam previstos para apenas daqui a dez ou 20 anos.

"Antes me preocupava com meus netos, depois com meus filhos. Agora, estou com medo com o que vai acontecer também comigo. A coisa está acontecendo", afirmou Haddad, ao pontuar que não se trata apenas de um problema das novas gerações.

O ministro disse que o papel do setor público é conscientizar a população de que o mundo passa por uma crise climática muito grave, cuja superação depende da cooperação entre as nações. "O Brasil não vai se salvar da crise climática, ou nos salvamos todos ou estamos todos perdidos", assinalou.

"Precisamos encarar a realidade dura na qual teremos que mitigar os efeitos que vão acontecer enquanto tentamos construir, em paralelo, um mundo novo", continuou Haddad, em discurso feito ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. "O desafio para os próximos anos é tremendo. Não vai acontecer de 2050 para lá, é para cá que vai acontecer."

Haddad ressaltou que em nenhum momento imaginou que a agenda ambiental, coordenada por seu ministério, pudesse atuar contra o desenvolvimento econômico. "É um equívoco opor economia e ecologia", reforçou.

Haddad disse também que, ainda que desde o início do mandato o governo tenha resgatado 40 iniciativas, como o fundo de financiamento a estudantes do ensino superior, o Fies, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essas ações ainda são insuficientes para planejar o futuro. "Temos que ir além do que já fizemos", declarou.

Fonte: Agência Estado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais