Cidadeverde.com

Empresa belga manifesta interesse no projeto da usina de hidrogênio verde do Piauí

Imprimir
  • Rafael_na_Europa_7.jpeg CCOM
  • Rafael_na_Europa_6.jpeg CCOM
  • RAfael_na_Europa_5.jpeg CCOM
  • Rafael_na_Europa_3.jpeg CCOM
  • Rafael_na_Europa_2.jpeg CCOM
  • Rafael_na_Europa_1.jpeg CCOM

O governador Rafael Fonteles apresentou, nesta segunda-feira (20), à empresa belga Jan De Nul, os detalhes do projeto Green Energy Park Piauí, a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que será construída em Parnaíba a partir de 2024.

O presidente da Jan De Nul, J.P.J. De Nul, recebeu a comitiva piauiense e Bart Biebuyck, CEO da Green Energy, na sede da empresa, na cidade de Aalst, na Bélgica.

A empresa é referência em engenharia marinha, dragagens e energia eólica offshore. A empresa manifestou interesse em ser parceira do projeto que será implementado no Piauí pela Green Energy.

“Apresentamos o potencial do Piauí na área da transição energética e capacidade de produção de energia limpa, e conhecemos também o processo interno aqui da Jan De Nul. Vem mais investimentos aí pela frente”, afirmou o governador.

Em seguida, eles realizam uma visita técnica às dependências da empresa. A Jan de Nul é uma organização familiar belga, com sede financeira em Luxemburgo, que presta serviços relacionados à construção e manutenção de infraestrutura marítima em âmbito internacional. Seu principal foco é a dragagem (incluindo outras formas de engenharia marinha), que representa 85% de seu faturamento. Outras áreas incluem engenharia civil e tecnologia ambiental.

A Jan de Nul tem uma frota de 75 embarcações, incluindo 14 dragas de sucção e corte, 28 dragas de sucção e recalque, 20 barcaças de divisão, seis dragas de retroescavadeiras, um navio de recuperação de óleo, cinco navios de instalação de rochas e um navio de instalação de cabos em construção. Isso inclui o Cristobal Colon, lançado em 2008, e a maior draga do mundo com capacidade de 46.000m³. Ele pode dragar até uma profundidade de água de 155m.

Alguns dos principais projetos realizados em parte ou totalmente pela Jan de Nul incluem o projeto de expansão do Canal do Panamá, o projeto de melhoria do Porto de Bridgetown, a expansão do Porto Botany, o Projeto de Causa e Ilha do Campo Manifa, na Arábia Saudita, a ilha artificial Palm Jebel Ali, em Dubai, e a adjacente Dubai Waterfront. O projeto de expansão do Porto de Takoradi, em Gana. Em 2020-21, o Grupo Jan De Nul instalou um cabo interconector de energia ao longo de uma distância de 135 km e até 1 km de profundidade no mar, conectando à Ilha de Creta, com a Grécia Continental.

Semana Europeia de Hidrogênio Verde e 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde

Ainda nesta segunda, na Bélgica, Rafael Fonteles participa da Semana Europeia de Hidrogênio Verde, onde será um dos palestrantes da Conferência Política de Alto Nível, evento que discute o papel crucial do hidrogênio nas soluções para os desafios globais de energia sustentável, alinhando-se com as metas do Acordo de Paris. A semana é o mais importante encontro do mundo sobre H2V.

O evento é destaca por contar com a participação ativa de figuras políticas de destaque, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Em seguida, Rafael visitará o estande do Governo do Piauí no evento.

Finalizando a agenda de segunda-feira (20), o governador abrirá a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde destacará a importância do Piauí no cenário internacional e assinará acordos de parcerias estratégicas.

Rafael Fonteles iniciou a viagem à Europa no último sábado (18). Ele esteve na Croácia, no domingo (19), e encerrará a missão em Portugal, na próxima quarta (23). O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

 

Fonte: CCOM

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais