Cidadeverde.com

Chuva no Piauí será intercalada com calor intenso, destaca climatologista

Imprimir

Por Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde)

A chuva rápida que atingiu a capital na tarde desta quarta-feira (22) animou os teresinenses após o calor registrado nas últimas semanas. Porém, o climatologista e diretor de Prevenções e Mitigação da Sedec, Werton Costa, destacou que a previsão é que a chuva neste período fique abaixo da média devido ao El Niño.

Werton Costa pontuou ainda que o fenômeno raro conhecido como parélio, registrado ontem (22) em Parnaíba, litoral do Piauí, foi um indicativo de que a umidade do Sul do Piauí chegaria a outras regiões do estado. 

Veja também: 

“Teremos outros episódios [de chuva] até o final do mês. Dezembro também reserva boas chuvas, mas é sempre importante frisar: com a condição de El Niño, há uma supressão dos volumes esperados. Isso significa chuva abaixo da média. Então, estamos na expectativa de que teremos aquele episódio de chuva intercalado por vários veranicos”, disse.

O climatologista ressalta também que não devem ser registradas novas ondas de calor para o Piauí, mas que a condição pode se repetir no Centro-Oeste do país.

“Aqui para o estado do Piauí, o que determina a majoração da temperatura é a inexistência de nuvens no céu e a presença de algum tipo de bloqueio, uma massa de ar seco e, naturalmente, a inexistência de chuva. A partir do momento que aumentar a concentração de nuvens, começar a garoar, continuaremos sentindo calor, temperaturas elevadas, mas não chegará a ser um patamar de uma onda de calor. Apesar do último alerta vermelho ter atingido o Sul do Estado, é improvável que possamos receber no Piauí uma onda de calor. No Centro-Oeste do Brasil, a possibilidade é grande”, ressaltou.

O diretor esclareceu ainda que a Defesa Civil do estado começou uma série de ações e campanhas preventivas nos bairros de Teresina e em cidades piauienses sobre situações de risco e que a pasta já começará a construir o plano de prevenção para o período chuvoso.

“Estamos programando uma ação que já está ocorrendo nos bairros de Teresina, que é um treinamento para lideranças comunitárias para lidar com situações de risco, e vamos construir o plano de prevenção e resposta para o período chuvoso agora em dezembro”, finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais