Cidadeverde.com

Fórum discute Tarifa Zero e melhorias no transporte coletivo em Teresina

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Por Bárbara Rodrigues e Gorete Santos

A implantação de uma tarifa zero para os passageiros e melhorias do transporte coletivo serão alguns dos assuntos discutidos na quarta edição do Fórum da Fetrans que acontece hoje (30) na cidade de Teresina, a partir das 9h.

O evento é realizado pela Federação dos Transportes (Fetrans) e o SEST SENAT Teresina com o tema “Como a inovação pode contribuir para o avanço econômico do transporte”, que entre as discussões está a implementação da tarifa zero. No fórum será discutido o projeto da cidade de Caucaia, que é a segunda mais populosa do Ceará e, que em 2021, se tornou a maior do Brasil a implantar 100% da tarifa zero com o Programa “Bora de Graça”. Atualmente, no Brasil, existem 88 municípios que oferecem gratuidade integral para toda a população. 

“O caso de Caucaia é um caso de uma cidade de 350 mil habitantes, onde a gratuidade é integral para todos os habitantes da cidade. Então realmente é um diferencial para o Brasil todo. O prefeito de lá, no primeiro ano de governo, achou a brecha no orçamento para fazer isso acontecer. Então o que nós precisamos, e esse é o nosso intuito de fazer esses vários fóruns, é de trazer para as cidades da nossa federação, essa priorização para o transporte público. Em Caucaia, aumentou em cinco vezes a quantidade de passageiros. Hoje, o comércio está muito satisfeito porque você bota as pessoas na rua. O transporte é uma atividade de meio. Quando uma prefeitura, um estado faz um hospital, uma escola, as pessoas têm que chegar nesse local. E essa é a importância do transporte. Em cidades maiores, capitais, que a tarifa não seja zero, mas que ela seja reduzida de forma significativa”, afirmou Mário Albuquerque, diretor do Núcleo Socioambiental da Fetrans.

Para Mário Albuquerque, é importante que os gestores se responsabilizem com os custos no transporte.

“Por exemplo, Fortaleza tem a tarifa de São Paulo, com um poder aquisitivo muito menor. Então é fundamental porque São Paulo coloca muito dinheiro para fazer o sistema funcionar, sem que as pessoas tenham pagado do bolso. Porque a grande verdade, no Brasil todo, sempre quem pagou a tarifa é quem menos pode, é quem não tem um emprego formal, é quem não é estudante e é quem não é idoso. Porque o idoso não paga, o estudante paga com desconto. Então, basicamente por isso, é fundamental que as prefeituras passem a discutir esse assunto. Nós estamos aqui para apoiá-los com toda a parte técnica que seja necessária. Para lembrar inclusive que o evento é gratuito, é aberto aqui no auditório do SEST SENAT e direcionado para todo mundo, para gestores, para empresários, para qualquer pessoa interessada. Exatamente. É fundamental que as pessoas participem, se liguem nesse tipo de problema”, apontou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais