Cidadeverde.com

Animais reprodutores e kits de irrigação serão entregues durante Expoapi

Imprimir

Foto: Reprodução

Durante a 72ª edição da tradicional Exposição Agropecuária do Piauí, a Expoapi, a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) terá uma vasta programação no evento. Um stand da Sada está montado na Feira, com exposições dos programas da Secretaria, degustações de produtos, oficinas, palestras, emissão de Cadastros Nacionais da Agricultura (CAFs), entregas de certificados de cursos, entrega de veículos, de kits de irrigação, distribuição de animais do tipo caprinos e de leguminosas Gliricídias, entre outras ações.

"Vamos ter algo inédito neste ano. Pela primeira vez, vamos distribuir 30 caprinos reprodutores para pequenos criadores rurais piauienses. Nosso intuito é que esses reprodutores possam melhorar o rebanho dos criadores, aumentando a renda deles. Esses animais serão entregues em uma modalidade de servir essas propriedades, em uma espécie de rodízio. Quando eles estiverem cobrindo as filhas, nós vamos recolher esses animais e recolocar um novo animal nesse rebanho, até que possamos sentir o efeito do melhoramento genético nos pequenos rebanhos piauienses, com o objetivo claro, que eles cresçam e consequentemente levem melhoria da renda na vida desses produtores contemplados", disse André Nogueira, diretor de inovação da Sada.

Algumas palestras também serão ministradas por servidores da Sada, como é o caso do bate-papo sobre manejo de galinha caipira, que será ministrada por Luiz Carvalho, extensionista da Sada, e Michele Moraes, zootecnista da instituição. Ainda sobre esse tema, o curso "Criação e Manejo de Galinha Caipira" será ofertado para 16 participantes do Assentamento Santana Nossa Esperança. Ao final do curso, eles receberão o certificado no próprio stand da Secretaria.  Outro importante bate-papo será sobre ovinocaprinocultura, conduzido pelo médico veterinário da Sada, Lindomar Vieira, e novamente, Michele Moraes. E com o tema "Empreendedorismo no Agronegócio", o advogado e servidor José Cantuário palestra nesta terça (5).

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), também irá realizar, junto com a Sada, importantes ações dentro da programação da Expoapi, uma delas será a entrega de veículos modelo picapes para quatro municípios piauienses: Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Bom Jesus. 

"Nós iremos fazer a entrega de quatro veículos picapes, para unidades de saúde animal e vegetal localizadas no interior do Estado, USAVS, adquiridos por meio de convênio entre a Sada/Adapi e Ministério da Agricultura. Esses veículos serão de grande importância para o deslocamento dos servidores fiscais agropecuários, médicos veterinários, técnicos, para realização das ações de campo. Vai contribuir muito para incremento das ações e para fortalecimento da Defesa Agropecuária piauiense. Os recursos oriundos do convênio, foram estimados na ordem de 456 mil para aquisição desses 4 veículos", explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: expoapi