Cidadeverde.com

OAB pede prisão e afastamento de PMs após advogado ser algemado e conduzido em Bertolínia

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_51.jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_51_(1).jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_51_(2).jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_52.jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_52_(1).jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_52_(2).jpeg Ascom / OAB-PI
  • WhatsApp_Image_2023-12-13_at_12_16_52_(3).jpeg Ascom / OAB-PI

Por Adriana Magalhães e Marina Sérvio

Um advogado foi algemado e conduzido por guarnições da Polícia Militar na cidade de Bertolínia (a 400 km de Teresina) nesta terça-feira (12). O vídeo do momento da condução mostra o advogado Willians Lopes Fonseca sendo abordado por três policiais, após contestar a condução de uma cliente. Nas imagens, é possível ver que no local estavam duas viaturas da PM e mais três militares. Willians foi conduzido até a delegacia do município.

Na manhã desta quarta-feira (13), uma comissão da Ordem do Advogados do Brasil, seccional Piauí, esteve no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e pediu a prisão administrativa e o afastamento dos seis PMs envolvidos no episódio. Segundo o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, que esteve reunido com o coronel Costa Lima, sub-comandante da Policia Militar do Piauí, e com o Major Marcius, da Corregedoria da PM, os militares responderão a processo disciplinar dentro da corporação. 

A reportagem do Cidadeverde.com entrou em contato com a Polícia Militar do Piauí, que preferiu não conceder entrevista, e informou que deve se pronunciar, em breve, por meio de nota.

 

 

A reunião aconteceu a portas fechadas, no Quartel do Comando Geral da PM, e durou cerca de uma hora. Na saída do encontro, o presidente da OAB/PI disse que a instituição pediu providências e classificou o caso como isolado.

A discussão, que culminou com a condução do Dr. Willians Fonseca, começou após um cavalo causar dano a uma viatura do 10º Batalhão da PM.

"Um animal ocasionou um dano numa viatura da Polícia. Eles foram até a residência da senhora atrás do seu filho, que seria o proprietário do animal. Ele não estava e os policiais queriam conduzir a dona do imóvel até a delegacia, sem ordem judicial, sem flagrante, sem nada. O Dr. Willians Fonseca foi explicar para os policias que a conduta estava ilegal, e que eles não poderiam, jamais, conduzir a dona do imóvel pelos fatos que estavam ocorrendo ali, e aconteceu aquela discussão que está no vídeo", explicou Celso Neto.

Segundo Celso Barros Neto, o advogado Willians Lopes Fonseca foi até o local atendendo ao chamado de um colega de profissão,  Marcelo Brito, que representa a moradora de Bertolínia ,que a equipe do 10º Batalhão da PM/PI tentava conduzir até a delegacia.

Para Einstein Sepúlveda, presidente da Comissão de Defesa e Valorização dos Honorários Advocatícios da OAB-PI, a condução da dona do imóvel era abusiva, por se tratar de um crime de natureza civil, um crime de dano, fora da área criminal.

"Quando o Dr. Marcelo Brito chega ao imóvel, eles [policiais] trancam o carro do advogado, em nítido abuso. Eles já estavam praticando abuso com o Dr. Marcelo. E o Dr. Willians foi lá para dar apoio ao colega", finalizou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais